sábado, 3 de agosto de 2019

RESENHA: A Chave de Bronze (Magisterium - Livro 03)

Call, Tamara e Aaron deveriam estar preocupados com coisas normais na vida de jovens aprendizes de mago. Ao invés disso, depois da assustadora morte de um de seus colegas de classe, eles devem rastrear um terrível assassino... e arriscar suas próprias vidas no processo. O trio terá que usar toda sua força e magia para combater o mal que está escondido no Magisterium. Mas, dessa vez, o Caos irá revidar. 

Empolguei. Dá para perceber, não é? Não sei quantos anos entre a leitura do primeiro para o segundo livro, para ler logo o terceiro e embarcar também no quarto. Esse é o efeito que a Cassie Clare tem sobre mim e estou vendo que a Holly Black segue o mesmo caminho. Mas vamos por partes.

Apesar de um começo calmo, onde podemos aproveitar um Aaron mais confortável, uma Tamara mais animada e um Call sentindo-se mais seguro, tudo começa a desandar rapidamente. Por mais que a amizade deles já tenha dado provas da sua força no livros anteriores, é aqui que algumas dúvidas ficam mais nítidas e os três tentam a todo custo não deixar que fatores externos minem com a confiança entre eles.

Call e Aaron sofrem mais pressão após tudo que aconteceu no último ano. Apesar da força da amizade dos dois, ainda sobra algum desconforto sobre o papel que cada um exerce sobre a magia do outro, e o julgamento das outras pessoas sobre a vida atual e passada faz sua cota de estrago. Nesse sentido vemos um Aaron mais sofrido, mas propenso a se provar, enquanto Call, já mais experiente no setor de sofrer com fofocas, tenta não ligar muito para isso e foca em evitar que seus amigos se machuquem. Creio que mostrar esses questionamentos, dúvidas e pensamentos dos dois só afirma a jornada de amadurecimento deles. Afinal, todos nós passamos ou temos que passar por ela.

Mas uma vez precisei me lembrar que não sou o público alvo dessa série. O tempo todo tinha a convicção que, se tudo fosse mais aprofundado, o enredo melhoraria o que já é bom. Gostaria de cenas mais elaboradas, mais aprofundamento dos sentimentos dos personagens, em especial quando penso nos acontecimentos do final do livro: eles foram feitos para chocar, nos deixar curiosos - e o fazem - porém podiam ter o triplo do impacto se melhor trabalhados.

Ainda sim gostei muito do livro e os personagens seguem sendo seu maior atrativo. Já estou lendo o quarto livro da série e ficando chocada a cada capítulo. Logo volto com minhas impressões sobre "A máscara de prata".

Sobre o livro:
ISBN: 9788501077363 
Série: Magisterium
Volume: 03
Autoras: Cassandra Clare e Holly Black
Editora: Galera Junior
Ano: 2016
Páginas: 272

Sobre a série:
03. A chave de bronze
04. A máscara de prata
05. A torre de outro

Nenhum comentário: