quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

TOP 10: Dramas 2019


Quando o Sopa Primordial era ativo, fiz algumas listas de melhores dramas (vocês podem conferir 2016 e 2017), não fiz sobre os de 2018 e me arrependo até hoje! Esse ano senti falta de falar um pouco dos meus preferidos. Não assisti tantos quantos gostaria e ainda estou vendo vários dos mais comentados (Sky Castle, My country, When the Camellia Blooms), mas ainda sim, resolvi comentar. Provavelmente farei alguma postagem mensal sobre o que estou assistindo, nos moldes do "Lemos na Fábrica", porque já percebi que não consigo ter uma frequência legal de escrita sobre os que assisto, mas fico doida para comentar.
Esse top 10 se baseia somente no meu gosto pessoal. Não tem escolha por aspectos técnicos, como fotografia, melhor roteiro nem nada disso como base. É somente: eu gostei, surtei e favoritei.


10. Perfect World

SINOPSE: Ayukawa Itsuki (Matsuzaka Tori) foi o craque do time de basquete no colegial. Durante a faculdade, ele sofreu um acidente que o deixou paraplégico. Depois disso, Itsuki decidiu que não jogaria mais basquete ou se apaixonaria novamente por causa de suas limitações físicas. Agora, ele é arquiteto e usa uma cadeira de rodas para se locomover. Um dia, ele reencontra sua ex-colega de classe Kawana Tsugumi (Yamamoto Mizuki). Ela trabalha em uma empresa de design de interiores. Eles acabam desenvolvendo sentimentos um pelo outro, mas enfrentarão muitos problemas para ficarem juntosFonte: MAHAL DRAMAS FANSUB

Comentários: Dificilmente encontramos esse tipo de tema em doramas e como eu já lia o mangá, achei super válida a adaptação. Foi bom observar os percalços do protagonista com suas limitações e como era esforçado em seu trabalho, retratando alguns dos lados de depender de uma cadeira de rodas para se locomover, ao mesmo tempo que mostrava que muito dessa limitação vem de um plano urbano que não pensa na mobilidade de todos. A Kawana é nossa representante e suas dúvidas eram as nossas, então vamos aprendendo ao mesmo tempo que ela. O encontro com Ayukawa também a inspira a buscar seus próprios objetivos, e dá coragem a ele para ser feliz.

Tem no Mahal Dramas Fansub.


09. Haechi

SINOPSE: O príncipe Yeoning, que mais tarde se tornaria um dos monarcas mais célebres de Joseon, o rei reformista Yeongjo, embarca em uma divertida aventura até chegar ao trono. Nascido I Geum, o príncipe Yeoning era de origem humilde e por isso era considerado um forasteiro na corte. Mas ele não era o único. Park Mun Su, que mais tarde se tornaria um dos mais famosos amhaengeosa, ou inspetor real secreto, é um obstinado na busca por justiça. Dal Mun, líder de uma gangue de rua e um palhaço popular, é um mestre das artes marciais e sabe tudo o que acontece na capital Hanyang e em seus arredores. Yeo Ji é uma damo, literalmente a Moça do Chá, que trabalha como servente em um departamento governamental e às vezes atua como detetive para investigar casos considerados inadequados para os investigadores homens. Juntos, eles estão empenhados em reestruturar o Saheonbu, o equivalente ao atual Ministério Público, para fazer valer a justiça na época. Fonte: VIKI

Comentários: Além do elenco, amei conhecer um pouco mais da história da Coreia. Yeoning foi um personagem que transita facilmente entre as diversas camadas sociais, então seu círculo de amigos era diverso e permitia uma dinâmica maravilhosa de assistir. Os jogos de poder acerca do trono é sangrenta e inteligente, e foi reforçada por personagens muito inteligentes e fortes, como Yeo Ji. Pena que a Go Ha Ra se machucou e precisaram mudar suas cenas por conta da mobilidade, dando um caminho um pouco mais pacífico do que eu esperava da Yeo Ji.

Tem no Viki e na Unnie fansubs


08. I Don't Love You Yet (ou In Time With You (JP))

SINOPSE: Mitari Yo (Adachi Rika) é gerente de uma empresa que fabrica sapatos, enquanto Ishida Ren (Shirasu Jin) trabalha em redesenvolvimento urbano.
Eles têm sido melhores amigos por anos, e sua estreita amizade platônica remonta aos seus dias no ensino médio.
Mas, no aniversário de 29 anos de Mitari Yo, eles fazem uma aposta fatídica - quem casar primeiro receberá do outro um presente em dinheiro no valor de 300.000 ienes (cerca de US$ 2.780), desde que o casamento ocorra antes de Mitari Yo completar 31 anos.
No entanto, a dupla logo descobre que o amor pode ser muito imprevisível, e que o cupido pode atacar no momento mais inesperado.
Uma jovem funcionária júnior na companhia de Ishida Ren parece estar com sentimentos aflorando por ele, enquanto as coisas ficam complicadas para os amigos quando Mizusawa Ryusei (Asaka Kodai), ex-namorado de Mitari Yo, reaparece.
Quem irá reivindicar o prêmio de 300.000 ienes? Será que os novos admiradores e antigas chamas ganharão a aposta? Ou será que Ishida Ren e Mitari Yo descobrirão que seus sentimentos vão muito além da amizade? Este drama é baseado na série taiwanesa homônima, que foi ao ar em 2011. Fonte: VIKI

Comentários: É a terceira versão dessa enredo que assisto - amo romance entre melhores amigos - e adoro. Ok, a versão coreana falhou feio em vários pontos e não atendeu as minhas expectativas que, confesso, eram altas porque amo a versão original! A versão japonesa me conquistou com as atuações e com a delicadeza no desenvolvimento do amor entre Yo e Ren. Gosto das conversas, da evolução da amizade deles, e deles como pessoa. Passei raiva com o ex namorado da Yo, e com o egoísmo dele, mas gostei de ver as reflexões da protagonista e suas atitudes quando finalmente entende seus sentimentos.

Tem no Viki e no Céu Asiático. 


07. Search: WWW

SINOPSE: A especialista em tecnologia de 30 e poucos anos Bae Ta Mi (Im Soo Jung) está voando alto como diretora de uma plataforma de busca chamada Unicon.
Bae Ta Mi acredita estar unicamente focada em transformar a Unicon na maior história de sucesso de TI do país... Mas seu mundo vira de cabeça para baixo quando, após uma audiência no tribunal, ela de repente se vê desempregada graças, em grande parte, à manobra de sua antiga mentora, Song Ga Kyung (Jeon Hye Jin).
Perturbada, ela conhece Park Mo Geon (Jang Ki Yong), um compositor de música para videogames — um homem que claramente nutre sentimentos por ela.
Bae Ta Mi decide se vingar de Song Ga Kyung unindo-se à maior concorrente da Unicon: Baro, onde ela precisa colaborar com a diretora Cha Hyun (Lee Da Hee), sua eterna rival — que por acaso também é especialista em judô.
Será que a vingança será doce para Bae Ta Mi? Ela conseguirá equilibrar o início de um romance com sua atribulada vida profissional? Fonte: VIKI

Comentários: Mulheres em foco em todos os aspectos: nos romances, na vida pessoal, na profissional. Mulheres fortes, inteligentes, sensíveis e determinadas. Gostei das três, cada uma de sua maneira, e das lições que passaram. Dos obstáculos que superaram. Os diálogos eram maravilhosos, era eita atrás de eita! E eu amei demais o casal secundário!

Tem no Viki e no Kingdom Fansubs.


06. He is psychometric

SINOPSE: Lee Ahn (Jinyoung) é um garoto que tem um incrível poder de sentir os segredos de outras pessoas com apenas um simples toque. Yoon Jae In (Shin Ye Eun) é uma garota capaz de qualquer coisa para esconder um segredo traumático. O que acontecerá quando os mundos deles colidirem? Um suspense romântico sobre como esses dois adolescentes amam, curam e apoiam um ao outro em meio a grandes e pequenos acontecimentos. Fonte: VIKI

Comentários: Fui assisti esse drama por conta do Jin Young (GOT7), confesso! E me vi viciada no enredo que começou engraçado e seu desenvolvimento caminhou para assuntos mais sérios e dramáticos, que é mais minha vibe. Fiquei impressionada com as decisões do roteirista, e como seus personagens me cativaram. Ri muito, chorei horrores, me acalmei com os momentos de cura e fiquei feliz com a atuação do Jin Young!

Tem no Viki e no Kingdom.


05. Watcher

SINOPSE: Um assassinato brutal cometido 15 anos atrás virou três vidas do avesso. Uma década e meia depois, o trio – unido pelo destino – vai em busca de respostas.
Kim Young Goon (Seo Kang Joon), um policial que pode ser considerado distante e indiferente, se junta a uma unidade de investigação liderada pelo veterano e calejado policial Do Chi Gwang (Han Suk Kyu). Os eventos aterrorizantes de 15 anos atrás ainda assombram Kim Young Koon – mas suas lembranças também não proporcionam nenhuma falta de motivação.
Do Chi Gwang, por sua vez, liderou uma missão para desvendar a corrupção generalizada como parte de sua busca implacável por justiça – algo que lhe rendeu poucos amigos na polícia.
Eles acabam se unindo a Han Tae Joo (Kim Hyun Joo), uma ex-promotora que se tornou advogada.
Será que o trio descobrirá a verdade sobre o fatídico evento que moldou seu destino? E quais segredos sombrios eles descobrirão ao longo do caminho? Fonte: VIKI

Comentários: Era tanta reviravolta nesse drama que eu ficava confusa até assimilar tudo. É intenso e, como eu sou super mole, ficava estressada com as cenas de violência. Porém, que atuação do elenco! O Seo Kang Joo, meu motivo para começar o drama, só melhora (e fica mais bonito!) e atuar com Han Suk Kyu e Kim Hyun Joo só fez bem a ele. A trama foi muito bem pensada e faz o telespectador desconfiar de todo mundo. Passei metade do drama errando os culpados!

Tem no Viki e no Kingdom.


04. Angels Last Mission: Love

SINOPSE: As pessoas se apaixonam e dedicam suas vidas ao amor. Às vezes, eles tiram a vida do outro por seu amor. Uma mulher de coração frio encontra um anjo imaturo e eles enfrentam uma tragédia inesperada e um momento crucial. Lee Yeon Seo é uma bailarina cínica e arrogante. Ela torna-se herdeira devido à morte repentina de seus pais. Ela não acredita em ninguém, já que há muitas pessoas à sua volta que cobiçam a sua herança. Sua desconfiança e arrogância a tornam impossível de amar. Ela torna-se a melhor bailarina, mas sofre um acidente e precisa desistir de seu sonho. Kim Dan é um anjo malicioso. Quando ele termina sua tarefa como anjo na Terra, ele começa a causar problemas e tem apenas uma última chance de superar sua situação crítica de ser extinto. E essa última chance envolve ser cupido de Yeon Seo, mas ele se desespera por precisar cuidar de alguém tão arrogante como Yeon Seo. Fonte: VIKI

Comentários: Fui assistir porque o L (Infinite) seria o protagonista e que felicidade ter um enredo que me encantou! Nem sempre foi perfeito, principalmente perto do final, mas as reflexões sobre destino, limites, família e amor eram ótimos e que química do casal de protagonistas! O drama tem de tudo um pouco: trama sobrenatural, comédia, momentos tensos e muito romance. Ver a evolução da Lee Yeon Seo foi gratificante principalmente que sua mudança não alterou sua essência. E o L está ficando cada vez melhor na atuação! Fiquei orgulhosa!

Tem no Viki e no Kingdom.


03. Extra-ordinary You

SINOPSE: Eun Dan Oh, uma garota do ensino médio que é filha única em uma família rica, tem uma doença congênita de coração. Um dia, ela se pergunta por que está perdendo a memória. Ela finalmente se dá conta de que é um personagem no desenho e decide encontrar sua verdadeira vida e amor. Enquanto isso, um personagem que nem tem um nome, o Aluno Número 13 do Colégio Seuri, vive como figurante dos outros personagens, mas sua vida começa a mudar aos poucos depois que ele conhece Dan Oh. Eles começam sua misteriosa aventura para descobrir o segredo do mundo de romance dos desenhos e tentam reconquistar suas vidas independentes. Fonte: VIKI

Comentários: Comecei a ver porque estava minha timeline no twitter toda comentando. Vi o primeiro, achei legal. Vi o segundo, fiquei animada. Vi o terceiro e viciei. Além do plot interessante e da protagonista maravilhosa, os questionamentos levantados sobre destino e as cutucadas em enredos baseados no clichê "cara rico frio traumatizado se apaixona por garota pobre sofredora porém animada" me ganharam na hora! A Dan Oh só me dava orgulho toda vez que rebatia essa percepção de "amor" e construiu com o Haru um relacionamento saudável que me fez surtar muito!

Tem no Viki e no Kingdom.


02. The tale of Nokdu

SINOPSE: A família de um jovem herdeiro da nobreza chamado Jeon Nok Du (Jang Dong Yoon) é atacada por um grupo de assassinas. Durante sua caça a uma das integrantes dessa gangue violenta, Jeon Nok Du acaba parando em um vilarejo que é inteiramente povoado por viúvas!
Ele descobre uma vila onde se refugia, mas há uma reviravolta – a vila é habitada totalmente por viúvas. Jeon Nok Du é obrigado a criar um disfarce, fingindo-se de mulher para não ser descoberto.
Na vila, ele encontra uma mulher chamada Dong Dong Ju (Kim So Hyun), que descobre sua verdadeira identidade. No entanto, Dong Dong Ju também esconde um segredo – ela também fugiu de casa.
Dong Dong Ju está fugindo de um treinamento malfadado onde se tornaria uma gisaeng (cortesã). Embora seja bem habilidosa com tarefas práticas, ela é horrível no canto, dança e outras aptidões artísticas necessárias à gisaeng.
Será que a dupla improvável conseguirá manter a identidade um do outro em segredo? E o que acontecerá quando começarem a nutrir sentimentos românticos um pelo outro?
Esse drama é baseado em uma série de quadrinhos na Internet chamada Nok Du Jeon, da autora Hye Jin Yang. A série foi produzida de 2014 a 2018. Fonte: VIKI

Comentários: Não tem um episódio deste dorama que eu não tenha amado. Uma mistura maravilhosa de comédia, drama e aventura, com ótimos personagens e interpretações maravilhosas, principalmente do casal de protagonistas. Nokdu era maravilhoso, passei mal de tanto rir quando ele se vestia de mulher! Engraçado, perspicaz, sincero e apaixonado, enquanto a Dong Joo era forte, obstinada e corajosa. Esses dois juntos renderam uma parceria cheia de química, me fazendo torcer pela união deles e por terem a paz e as respostas que sempre buscaram. Muita reviravolta aguarda quem for assistir!

Tem no Viki e no Kingdom.


01. Romance is a bonus book

SINOPSE: Cha Eun Ho (Lee Jong Suk) é um escritor genial e o editor-chefe mais jovem de sua editora. Suas características são inteligente e bonito. Ele também é moderado no trabalho, mas tem um coração caloroso e uma personalidade razoável.
Enquanto isso, Kang Dan Yi (Lee Na Young) costumava ser um redatora popular, mas ela não é mais. Ela está agora sem dinheiro e desempregada. Mesmo que ela tente encontrar um emprego, devido à sua carreira impressionante e excelente formação educacional, ela é incapaz de encontrar um novo emprego. Finalmente, Kang Dan Yi consegue um emprego mentindo sobre seus antecedentes em uma editora onde Cha Eun Ho trabalha como editor-chefe. Eles começam a se apaixonar um pelo outro. Fonte: BrazilKorea

Comentários: Nem sei por onde começar a dizer o que mais gostei no drama. Se é a ambientação numa editora e as conversas sobre livros. Se é a amizade entre os protagonistas. Ou seria o amor entre melhores amigos? Aposto que também tem influência da Dan Yi, uma protagonista com idade aproximada à minha, com vivência bem diferente, mas com questionamentos e esperanças parecidas. Ou seria o profissionalismo e cuidado silencioso do Eun Ho? Não sei, mas tudo nesse drama faz refletir enquanto você se apaixona, e passa raiva, com os personagens e situações. Me emocionei e me diverti muito assistindo.

Tem na Netflix e no Kingdom Fansus.

E foram esses meus dramas preferidos em 2019. Vocês veem doramas?

Nenhum comentário: