sábado, 3 de novembro de 2018

RESENHA: O curso do amor

Em Edimburgo, Rabih e Kirsten se conhecem e logo se apaixonam. Eles se casam, têm filhos. A sociedade nos faz acreditar que esse é o fim da história, mas, na verdade, é apenas o começo. Em O curso do amor, o escritor e filósofo Alain de Botton lança mão da ficção para discutir, através da história de Rabih e Kirsten, as complexidades de um relacionamento amoroso duradouro.
Ao acompanhar o percurso do casal, vivenciamos com eles o furor da paixão, os inevitáveis desencantamentos cotidianos e, ainda, a liberdade e os insights que nos chegam com a maturidade. Botton não se atém apenas ao despertar do amor, mas elabora como esse sentimento pode se manter vivo ao longo dos anos. Mergulhamos com ele na forma como nossos ideais românticos aos poucos se modificam sob a pressão do dia a dia, e deparamos com os esplêndidos — e, às vezes, assustadores — desdobramentos de se descobrir que amar é, essencialmente, mais uma habilidade que precisamos aprender.
Espirituoso, perspicaz e profundamente comovente, O curso do amor é um guia e uma reflexão sobre os relacionamentos modernos. Os desafios da relação de Rabih e Kirsten são intercalados por comentários e anotações, o que resulta em uma narrativa ao mesmo tempo ficcional, filosófica e psicológica. Um livro extremamente provocativo e verdadeiro para todos que acreditam no amor. 


Creio que o trunfo do livro é falar sobre o amor de uma maneira mais real, menos romantizada mesmo que isso não signifique deixar de lado o romantismo. Temos a fase onde sim, a forma idealizada do amor aparece, mas vamos além do "final feliz", mostrando que ele, na verdade, é só o começo, e portanto não é assim tão fácil ser feliz. Porém também não é impossível.

Rabih é mais protagonista deste curso do que Kirsten, entretanto o autor não a deixa de fora. Ambos são personagens com carga emocional suficiente para render alguns problemas em lidar com sentimentos e, claro isso afeta como eles se posicionam na vida profissional e íntima. As inseguranças, as perdas, a falta de diálogo pontuam a convivência e o autor vai desenvolvendo o relacionamento de deles com todos os percalços que estes sentimentos implicam.

O interessante é que, para cada fase do casal - dividido em Romantismo, Para sempre, Filhos, Adultério e Além do romantismo - o autor insere trechos onde define, exemplifica ou explica como a situação se encaixa do ponto de vista psicológico. Então se temos a fase da conquista, ele vai comentar sobre as camadas do amor nesse momento, e tudo que vem com ele, sejam os aspectos bons ou ruins.

Essa parte mais psicológica nos comentários do autor tanto agrega valor a narrativa como pode, em determinados momentos, ser um tanto cansativo pela frequencia que aparece. Já que a história do casal é simples, não temos grandes reviravoltas, nem um clímax grandioso, então essas interrupções do autor podem arrastar um pouco a história, mas nada que atrapalhe o desenrolar. 

Foi meu primeiro contato com a obra de Alain de Botton e gostei da perspectiva pela qual ele observa e expõe seu enredo, ainda mais quando o livro se apresenta de duas formas distintas: contando a história e explicando o porque dos acontecimentos de maneira mais analítica. Quero ler mais do autor no futuro e espero ficar satisfeita como fiquei com "O curso do amor".

Sobre o livro:
ISBN: 9788551002162 
Autor: Alain de Botton
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 256


Nenhum comentário: