quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Resenha de Fallen - Lauren Kate

Toque de Anjo – Must’ve been touched by an Angel
By Sel Moreira


Se você não esteve morando em uma ilha deserta sem eletricidade e correio, sabe mais do que bem que seres sobrenaturais, fantásticos e com poderes extraordinários estão na moda como nunca antes.

Seja na TV, no cinema, numa livraria ou loja de departamentos, basta que estejamos respirando de olhos abertos para tropeçar em algum artigo colecionável que envolva: a)-vampiros; b)- lobisomens; c)- vampiros e lobisomens; d)fantasmas; e)feiticeiros; f)-mutantes; g) alguma dos itens acima randomicamente combinados.

Nada muito novo para quem, nerdmente, já se viu às voltas com D&D, Storytelling e histórias e quadrinhos – levanta a mão quem nunca!

Mas o grande boom literário da atualidade está numa sacada de gênio que chega a causar o efeito “putz, não é que é?” quando você se apercebe da simplicidade da fórmula: um super shake de narrativa fantástica aliada à boa e velha história de um amor imenso, intenso, ávido, e... irrevogavelmente impossível.

E parecia que já tinham esgotado o tema. Mas não é bem assim...

Não é (SÓ) mais um romance proibido-barra-sobrenatural

Fallen (Galera Record/2010 - em promoção por R$ 27,80 na Saraiva.com.br) pode enganar os desavisados que se contentarem em orientar sua leitura somente pela da orelha do livro, porque nada do que a autora Lauren Kate vai contar nas 401 páginas da versão brasuca do (bad) romance está retratado com justiça ali.

A história de Luce e seu encantamento incontrolável (já viu isso em algum lugar?) por Daniel Grigori - o garoto para quem sua existência parece ter pouca importância - flerta perigosamente com o sobrenatural – claro! – mas não fica só aí.

Lauren desenvolve a trama arquetípica[1] do amor proibido com delicadeza, mas também com intensidade e com algumas ousadias: a trama sai do contexto segundo-grau e vai residir numa instituição mais correcional, por assim dizer. O tom é mais sombrio, mórbido, e o ponto de partida para toda a história é uma morte.

Se por um lado o livro esbarra na moda narrativa atual (lembra dos combos de personagens fantásticos acima?), por outro se debruça nas no lado escuro do ser humano, que tem origens anteriores a própria origem dos homens: lida com conceitos ancestrais, do inconsciente coletivo e de mitos religiosos atemporais.

Tudo isso numa roupagem pop, jovem, e cheia da energia da geração Twitter.

Num enredo cheio de personagens que em suas esquisitices são extremamente reais, não fica entregue logo de cara quem é “do bem” e “do mal”, e mesmo ao final do livro, essa dicotomia não fica exatamente delimitada. Com tanta metafísica, sobre-naturalidade e mistério acontecendo o tempo todo, o leitor fica imerso num mundo onde todo mundo parece suspeito justamente por serem todos humanos, capazes de bons e maus atos, de altruísmo e egoísmo, de amor e ódio. Bem mais tangível, havemos de convir., e um dos pontos altos do livro.

Além de tudo isso, Fallen se destaca pelo mega cuidado editorial (a Editora Galera Record, se superou!): a encadernação é esmerada, o acabamento de arte é lindíssimo e textura da capa... só tocando para entender (é aveludada!)

Então, se você, como nós d’A Fábrica – Diversão e Arte, gosta de uma boa leitura, com pitadas de suspense, com conflitos mais plausíveis (dentro de um contexto sobrenatural, claro), que ser ou não ser hematófago vegan (não me matem, eu ainda gosto da saga Twilight) mas tão ou mais envolvente que esta, Fallen vai te prender do início ao fim.

(E no fim você bem que vai querer um par de asas para chamar de seu, fikdik =D)

PS Necessário 1: O segundo livro da série, Torment, sai em 23 de setembro nos EUA. Ainda não temos previsão exata para o Brasil, mas o mais provável é que seja no ano que vem.

PS Necessário 2: A Disney comprou os direitos do livro para transformar em filme.

Links:

Página official do livro: http://www.randomhouse.com/teens/fallen/home.html

Promo Saraiva:

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3049230/fallen/?ID=BB189AE57DA090F163B250690&PAC_ID=26915

Para saber mais e AUMENTAR seus colecionáveis, vale a visita à sensacional “FANATIC’s”


[1] Alerta Wikipédia! É um conceito interessante o de ARQUÉTIPO, e vai fazer você entender muito desses mega sucessos pops atuais. Pesquise para ser Cult ou só vai lá pra tirar onda.)

Nenhum comentário: