sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

RESENHA: O Céu está em todo lugar

Rosa Helena Duarte

"Os que pensam que os livros juvenis não podem ser tão eruditos, maduros e ricos como suas versões para adultos,terão que mudar sua percepção, após a leitura de O ceu está em todo lugar. Nelson criou um belo retrato da dor e do primeiro amor, com personagens vivos e prosa melódica".

É maravilhoso como o romance nos leva a entender que, quando o autor refere a “O céu está em todo lugar”, este céu são os pequenos e grandes sentimentos que nos levam a ser feliz naquele momento. É a intensidade que vivemos cada pequeno detalhe. O céu pode estar em uma boa risada, em uma noite de amor, em um encontro com um amigo, no jogar uma pedrinha no rio, em gritar para a vida etc. Nós é que fazemos o céu estar em todo lugar.



O livro trata da historia de uma família em que as duas filhas são abandonadas pela mãe e criadas pela avó. Lennie é completamente dependente de Bailey, sua irmã mais velha, até que essa irmã morre do nada e a outra ,encontra-se obrigada a conviver com a dor da perda. 
Em luto pela irmã, Leinney acaba se apaixonando pelo namorado da irmã, mas não aceita viver este amor em respeito a irmã morta. devido a todos os acontecimentos por que passa Lennie aprende que tem que sair desta dependência consegue viver sua propria vida e encontrar o verdadeiro amor. O livro fala muito de como saber conviver com as perdas e fazer delas um trampulim para encontra a si mesma.

O autor descreve com muita delicadeza como a vida é feita de grandes arranjos, de um emaranhado de caminhos a serem escolhidos e de como a escolha está sempre em nossas mãos.  A vida não pode parar  diante dos problemas que ela  própria  nos trás e mesmo com todas as perdas continuamos fazendo o percurso direcionado por ela, quebrando as barreiras e o  desanimo, deixando para trás o peso das perdas do dia a dia.

“As vezes é preciso perder tudo para encontrar a sí mesmo...” O autor  exalta a plenitude do amor e mostra neste mesmo conteúdo como vivenciar as frustações e perdas descobrindo assim um novo jeito de ser para conduzir uma nova vida. Muitas vezes as perdas nos fazem enxergar nossa própria existência camuflada na dependência do outro. Estas perdas nos fazem ir ao encontro de um equilíbrio para superar o que acreditamos que perdemos e nos valorizar diante do que somos.

 O autor retrata também a luta na decisão em viver um luto ou viver um grande amor. Ele ressalta que a dor dura para sempre, não desaparece nunca, nos acompanha  a cada  momento de nossa vida e você tem a opção de torna-la maior ou menor pois a dor e o amor caminham lado a lado, não existindo um sem o outro.

 Ao terminar a leitura a vontade é de gritar para todo mundo que o Céu está em todo e qualquer lugar, desde que o vivamos com intensidade e façamos nossas próprias escolhas.


Sobre o livro

Titulo: O céu está em todo lugar
Autor: Jandy Nelson
Editora: NOVO CONCEITO 
Ano: 2011
Número de páginas: 424

4 comentários:

  1. Eu gostei do livro. Achei bem sensível, delicado.. faz muito o meu estilo *-*

    Beijinhos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é muito amor <3
    Desde a capa, a diagramação ao enrendo!
    Gostei de todos os personagens, sem exceção!
    Realmente o autor descreve tudo com mt delicadeza.
    bjs,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir
  3. Olá, td bem? Seu blog é super perfeito, ainda mais falando de livros tão bons. Estou lhe seguindo o gostaria de ter a honra de ter vc como seguidor do meu tbm: http://umbestsellerchamardemeu.blogspot.com/ . Obrigada e sucesso! Beeeijos!

    ResponderExcluir
  4. Ouvi uma frase que acho que se encaixa nesse livro, que é "A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional".
    Confesso que o livro não faz meu gênero, mas mesmo assim, o leria.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir