terça-feira, 3 de junho de 2014

RESENHA: Insurgente (Divergente #2)

Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor.

Reviravoltas não faltaram neste livro. Sempre tinha alguma surpresa, ou empecilho que fazia tudo mudar. A maioria eu achei bem colocada, algumas nem tanto. Impliquei com a facilidade que se entrava e saia das sedes das facções, principalmente na da Erudição e achei isso descabido.

Os personagens também tem sua cota de mudanças. Foi uma das coisas que mais em deixaram surpresa: quem antes era inimigo, se tornar companheiro. E o contrário também aconteceu e com personagens que eu nunca imaginei. Para mim foi uma grande sacada e tirava o foco das briguinhas irritantes entre o Quatro e a Tris, embora fossem resolvidas logo. Eles tem problemas em confiar uns nos outros.


Contudo, é um livro que tem mais carga política que Divergente. Enquanto no primeiro volume da trilogia estamos nos habituando as informações e acompanhando a Tris em sua jornada na nova facção, aqui vemos como algumas facções tentam se manter nulas em relação ao levante promovido pela Erudição e a resistência formada por membros da Abnegação e Audácia. Esse foco é sempre o que mais me atrai nas distopias.

A narrativa da Veronica Roth é muito boa e tem consistência. Ela conduz bem sua história e não tem pressa em desenvolver os elementos principais. O final do livro foi daqueles que ansiamos pelo próximo, porque tem muita coisa que precisa ser explicada e você vai querer saber sempre mais. Ainda bem que já tenho Convergente me esperando.

Sobre o livro:
ISBN: 9788579801556
Série: Divergente
Volume: 02
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 509

4 comentários:

  1. Estou louca pra ler esta série. As resenhas que leio sobre este livro só me deixam com água na boca. rsrsrs Não vejo a hora de ter a série. Esta história está incrível. Espero que seja melhor que o outro. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas o final é pra deixar qualquer um louco pelo próximo livro. Não me incomodou essa mudança de lado dos personagens.

    ResponderExcluir
  3. A mim também não. Menos com um deles rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Estou com medo do terceiro! O pessoal tem opiniões bem diferentes sobre ele.

    ResponderExcluir