quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

RESENHA: Primeiro Amor

"Axi Moore é uma garota certinha, estudiosa, bem comportada e boa filha. Mas o que ela mais quer é fugir de tudo isso e deixar para trás as lembranças tristes de um lar despedaçado. A única pessoa em quem ela pode confiar é seu melhor amigo, Robinson. Ele é também o grande amor de sua vida, só que ainda não sabe disso. Quando Axi convida Robinson para fazer uma viagem pelo país, está quebrando as regras pela primeira vez. Uma jornada que parecia prometer apenas diversão e cumplicidade aos poucos transforma a vida dos dois jovens para sempre. De aventureiros, eles se tornam fugitivos. De amigos, se tornam namorados. Cada um deles, em silêncio, sabe que sua primeira viagem pode ser também a última, e Axi precisa aceitar que de certas coisas, como do destino, não há como fugir. Comovente e baseado na própria vida do autor, este livro mostra que, por mais puro e inocente que seja, o primeiro amor pode mudar o resto de nossas vidas.”

Este foi o meu primeiro contato com a escrita de James Patterson. Apesar do burburinho que o autor tem gerado na literatura com seus livros ainda não tinha me interessado em parar pra ler alguma sinopse. Não sabia sequer em que gênero o autor se enquadrava. Claro que ‘Primeiro Amor’ foi uma boa surpresa pra mim. 

Embora saibamos que o livro foi escrito a duas mãos,por James Patterson e Emily Raymond,  a narrativa é bem coesa, não deixa o leitor confuso, ou perdido, não causando estranheza. A obra parece estar sendo contada por uma única pessoa. Os capítulos são curtos e embora Axi adore um vocabulário atípico a narrativa é bem fluida.

 Os personagens são um brilho a parte: adoro o sarcasmo de Axi e as piadinhas de Robinson. Os dois formam um par perfeito, daqueles que dispensam palavras, que se entendem com um só olhar. É impossível não se apaixonar por ambos, torcer por eles e devorar paginas atrás de paginas acompanhando-os em sua aventura. O que mais prendeu minha atenção na narrativa (além do romance é claro HAHAHA) foi o modo como os autores souberam dosar e conciliar o passado/presente. A dosagem não poderia ter sido mais perfeita.

Como nem tudo são flores,  preciso dizer que fiquei meio decepcionada com o final, achei um tanto corrido. Queria saber mais sobre o ‘depois’, como as coisas ficariam depois de todos aqueles acontecimentos. Claro que quando fechei o livro já tentei imaginar um monte de cenas, mas a minha imaginação é um tanto limitada. Infelizmente. Enfim, acho que a Emily Raymond deveria ter dado o ar da graça e assumido as rédeas do livro. #aquelas HAHAHA Afinal essa não é a área dela? Deixa eu parar por aqui. 

Recomendo o livro pra quem adora um romance fofinho, divertido e não vou mentir: ‘chorante’. Foi um vexame porque terminei de ler esse livro na volta pra casa e chorei horrores dentro do ônibus. Lindo! E ah, para quem não gosta de spoilers uma dica: deixem pra ler a dedicatória do autor quando terminarem a leitura.

Sobre o livro:
Título: Primeiro Amor
ISBN: 9788581633909
Autor: James Patterson & Emily Raymond
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Páginas: 240
Leiam o primeiro capítulo do livro (aqui)

2 comentários:

  1. Ola!!
    Eu adro romance, mas chorar assim me lembra Sparks que sempre é demais para meu coração, final triste? Oh my God!!!!!! Adorei a resenha, quando os personagens são bem construído é muito mais fácil se envolver na estória, tô vendo se eu termina que nem você, no meu caso volto de metrô, olhares não vão faltar para minhas lágrimas!!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Romances deste tipo são sempre bons de ler. Pelo que estou vendo muita emoção rola nele. E sou viciada neste autor. Não perco um romance dele. Já está anotado. Assim que der vou ler. Amei.
    Beijos.

    ResponderExcluir