sábado, 18 de abril de 2015

RESENHA: A mais pura verdade

“Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. 
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.”

Este na certa é um daqueles poucos livros que te deixam sem palavras. Essa é a mais pura verdade.  É tão difícil e injusto tentar colocar em palavras tudo o que esse livro te passa. Os sentimentos, as angústias...a vontade de fugir com o protagonista, abraçá-lo e gritar pro mundo que tudo vai ficar bem. E torcer muito, muito mesmo para que isso seja verdade.

Eu AMEI a historia. Amei. A palavra parece pequena, mas a meu ver, tão justa. Essa é a mais pura verdade. Dan Gemeinhart acertou em tudo.  Eu realmente não conseguiria parar pra pensar em um outro modo de contar essa historia, ou até mesmo como melhorá-la, entendem? (Vocês me deixem babar ok? HAHAHA) Eu sei que deveria estar contando sobre o livro mas, sério, não procurem saber muito, a sinopse já é o bastante. Leiam!

Ok, ok, vamos a umas infos técnicas a respeito da obra. A linguagem é bem acessível, de fácil entendimento, sem maiores complicações; possui dois narradores (Mark e Jessie) em capítulos alternados, o que colabora ainda mais para a fluidez dos eventos. É uma delicia acompanhá-los, ver como pensam, o quão leais eles podem ser com tão pouca idade. Eu não fiz outra coisa que não fosse morrer de amor e desejar que todas as pessoas tenham uma melhor amiga como Jessie e ou encontrassem por seus caminhos uma pessoa tão bondosa quanto Mark. Com tudo o que ele estava lidando ele ainda conseguia ver bondade no pior das pessoas. Luz nos seus piores dias.

Falando em luz, meu Deus, tem como não amar o Beau? Quando Mark diz que ele é o melhor cachorro do mundo, acreditem: ele é o melhor! Me lembrei tanto do meu vira-lata, bateu tanta saudade porque só quem já teve uma cachorrinho de estimação sabe o quanto eles são leais e que o autor não exagerou no livro. Eles são assim mesmo, os melhores companheiros da vida, ao mais fieis, independente do que você esteja passando, ou pra onde estiver indo. Eles sempre estão presentes nos nossos piores e melhores momentos. Bom, acho que já não consigo ser imparcial na minha resenha então, apenas, leiam! Livro cinco estrelinhas. Amei demais. Essa é a mais pura verdade! 

"Mesmo a muitos quilômetros de distância 
um amigo ainda pode segurar sua mão
e estar ao seu lado" 

Sobre o livro:
A mais pura verdade
ISBN: 9788581636337
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 219



4 comentários:

  1. eu tbm curti bastante a leitura, o livro me surpreendeu ^^

    ResponderExcluir
  2. A história é linda e muito comovente. Fiquei apaixonada pelo personagem. Foi uma das histórias mais emocionantes que li esse ano.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Delicia de resenha, fiquei com vontade de ler esse livro.
    E fiquei pra tudo dar certo no final (sei que não vai me dar spoilers, mas....)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sempre penso mil vezes antes de iniciar um livro assim. Não gosto muito de tramas em que tem personagens com doenças terminais, e quando essas personagens são crianças/pré-adolescentes, a coisa piora. Mas tem como não sair da zona de conforto e ler algo tão bom assim?!?! Enfim, irei ler, mas acho que vai demorar um pouco.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir