segunda-feira, 4 de maio de 2015

RESENHA: Ordem (Silo - Livro 02)

Ordem, segundo volume da trilogia Silo, apresenta um mundo pós-apocalíptico, com poucos seres humanos restantes sobrevivendo à atmosfera tóxica do planeta Terra em um silo subterrâneo. No primeiro livro da série, a heroína era Juliette, uma operária nascida nos subterrâneos do bunker.
Na continuação, a história volta ao período anterior e explica como o mundo de Juliette foi transformado. Novos personagens também são apresentados: um portador do século XXIII; um senador da Geórgia num futuro próximo; um garoto abandonado, cuja história termina quando a de Juliette começa, e Troy, que acorda em 2110 sem saber quem é.
Os personagens escapam da morte ao serem congelados em cápsulas criogênicas, sendo acordados de tempos em tempos para tomar remédios, realizar alguns trabalhos alienantes e depois dormir outra vez. O livro volta no tempo, ao ano de 2049, revelando as decisões tomadas por alguns poucos poderosos, responsáveis por bilhões de mortes que deixaram a humanidade em vias de extinção.

Como no primeiro livro, o autor expõe sua história aos poucos, nos fazendo acompanhar as dúvidas e surpresas dos personagens, como também sua dor e seus momentos de perda e pânico. Alterando capítulos entre passado e presente, descobrimos como se deu a ideia do Silo e quais foram as ações que resultaram na sua utilização.

A história segue abordando bastante política, talvez ainda mais fortemente que em "Silo". As regras, a formas de controle da população, a escolha das pessoas que são responsáveis verdadeiras por comandar e fazer com que todas as leis sejam cumpridas e tomar as medidas necessárias quando mais nada se tem a fazer. Tudo construído com calma, mas sem deixar o enredo lento.

O livro é dividido em três partes e temos algumas passagens de tempo bem significativas. A minha preferida foi a primeira, porque realmente estava curiosa sobre os acontecimentos pré silo e gostei como o autor abordou o assunto: sem nos contar logo de cara o que impulsionou tais decisões, mas ainda mostrando como os acontecimentos iam definir tudo que veio posteriormente.

 É uma leitura que se faz necessária atenção nas datas existentes no começo da cada capítulo, pois são elas que confirmam o que os personagens contam e nos situam em relação a um personagem em específico.

O que eu mais curto na forma que o autor desenvolve sua história é que ele escolhe mais de um personagem para termos o ponto de vista e isso explica melhor quais os sentimentos, objetivos e motivações dos habitantes do Silo. Donald foi um dos personagens que mais externavam as dúvidas sobre as decisões que eram tomadas e é dele as melhores passagens do livro, na minha opinião, e realmente me agrada como Howey não transforma nenhum deles em vilões nem em heróis, e sim trabalha suas personalidades para reagir ao que acham certo e aos seus próprios sentimentos. 

O autor saber como dar ritmo a sua história e sempre tem ótimas reviravoltas. Uma leitura que não me fazia sentir a quantidade de páginas que estava lendo de tão empolgada com o enredo. E Howey consegue sim deixar o leitor com muita vontade de ler o terceiro livro da série. Eu mal posso esperar.

Sobre o livro:
ISBN: 9788580576818
Série: Silo
Volume: 02
Autor: Hugh Howey
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 512

A série:
1. Silo
2. Ordem
3. Legado

10 comentários:

  1. ainda não consegui ler esta série. E pelo que estou vendo continua empolgante. Achei demais seus comentários na resenha. me deixaram mais curiosa ainda. Espero poder ler logo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Tenho aqui o primeiro livro, ainda nao li, mas pelas resenhas que vi parece ser muito bom, gostei de saber que no segundo a trama continua boa e te deixa com muita vontade e ansiosa pelo terceiro, Não sei quando vou ler Silo, mas acho que nao vai demorar...rsrs

    ResponderExcluir
  3. O Howey sabe mesmo como conduzir uma história sem deixar o nível decair.Não li Silo,por pura enrolação,mas pretendo lê-lo em breve.Gosto da pegada que livros desse gênero têm e estou curiosa pra saber mais sobre o silo e o que aconteceu pra tudo chegar onde está hoje.

    ResponderExcluir
  4. Andressa Bernardes8 de maio de 2015 às 15:48

    Vi algumas resenhas do Silo e fiquei com vontade de ler e é bom saber que a continuação merece atenção né, que as vezes lançam umas que não precisava existir. Espero ter oportunidade de ler :P

    ResponderExcluir
  5. Ganhei a primeira edição mas ainda não tive chance de começar a leitura... fiquei muito empolgada com a série... qts livros terão ao todo???

    ResponderExcluir
  6. Desde o lançamento de "Silo" que já fiquei de olho nessa série, pois me amarro em uma bela distopia. Muito bom ver que esse "Ordem" não sofreu da maldição do segundo volume. Uma coisa que temos parecido é essa preferência por tramas narradas por mais de um ponto de vista. Isso nos dá um entendimento mais amplo do que está acontecendo. Enfim, quero muito me jogar nessa série e espero que seja em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  7. É uma série que sou doido pra ler, vi varias resenhas positivas e agora vendo que continua boa minha vontade só aumentou!! rsrs

    ResponderExcluir
  8. Incrível como este gênero de literatura vem se destacando! Não li o primeiro livro ainda, a estória parece ser realmente boa e feita com muita criatividade! O livro é meio extenso, não, ele é extenso, mais de quinhentas páginas! Já está na minha lista!

    ResponderExcluir
  9. Se vocês estão em busca de um livro recheado de ação, drama, suspense e muitas intrigas, não pensem duas vezes e entreguem-se à Ordem. Se já o tem, coloque-o na fila de leitura o mais rápido possível. Conheça um pouco mais sobre o fantástico mundo conspiratório de Ordem e seus reflexos no Silo.

    ResponderExcluir
  10. Li Silo enrolando um pouco para terminá-lo, mas achei a política incluída nele bem incrível. Achei bem interessante esse abordar diversas parte do tempo e revelar como e porque foi construído o Silo. Pretendo ler Ordem nas férias, pois o livro é bem grandinho!

    ResponderExcluir