terça-feira, 29 de dezembro de 2015

RESENHA: Operação Impensável

Operação Impensável foi o nome de um plano de ataque à União Soviética liderado pelo então primeiro-ministro britânico, Winston Churchill, logo após a Segunda Guerra Mundial. Segundo a historiadora Lia, essa foi a manobra que deu início à Guerra Fria, conflito entre os Estados Unidos e a União Soviética que durou 45 anos. Operação Impensável é também um plano de Lia para descobrir definitivamente o que há de errado em seu casamento com Tito. Para ela, o conflito dura 43 dias angustiantes.
Durante cinco anos, o casal viveu o que parecia ser uma história de amor, pontuada por e-mails espirituosos, muitos filmes comentados a dois e inúmeras partidas de jogos de tabuleiro. Mas aos poucos a paz conjugal é substituída por um clima de tensão em que as relações de poder são permeadas de ameaças implícitas. Como na Guerra Fria, não há um confronto bélico declarado. Algo parece prestes a explodir. E, no caso de Lia e Tito, a explosão realmente acontece.

Sendo bem sincera, eu não conhecia a autora Vanessa Barbara e fiquei com um pouco de receio de ler algo escrito por ela, mas como a sinopse me agradou e o livro não tinha muitas páginas, me arrisquei e entrei de cabeça na leitura.

Foi bem diferente do que pensei. Sabia pela sinopse que em algum momento as coisas entre Tito e Lia iam desandar, mas nas primeiras páginas fica difícil de ver como isso acontecerá já que o relacionamento deles parece cheio de cumplicidade, humor e afinidade. Enquanto lia ficava me perguntando como a autora ia nos convencer que eles não eram assim tão perfeitos. Bem, o que posso dizer é que ela consegue fazer isso muito bem.

A narrativa mescla momentos do relacionamento dos dois com fatos históricos e filmes, que fazem referência ao casamento deles. Para mim foi o grande trunfo do livro: essa ligação enriquece o enredo e meio que funciona como explicação para os momentos do casamento deles. A forma que esses elementos foram inseridos também é digna de nota: temos listas com comentários dos filmes que ambos assistem juntos, os fatos históricos são datados e existe uma correspondência entre o casal que também reforça a cumplicidade deles.

A autora conseguiu desenvolver sua proposta muito bem usando estes recursos e não precisou escrever um livro enorme para isso. Me mantive durante toda a narrativa bem curiosa sobre os dois personagens e suas características e foi bem crível as situações que encontramos no decorrer do livro. Depois dessa experiência, com certeza quero ler mais trabalhos da Vanessa Barbara.

Sobre o livro:
ISBN: 9788580578560
Autora: Vanessa Barbara
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 224

Nenhum comentário: