quinta-feira, 14 de abril de 2016

RESENHA: Simon vs. a agenda Homo Sapiens

Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.
Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu.
Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.

O assunto é tão atual. Vivemos uma período de muita discussão sobre sexualidade e questões de gênero e esse foi um dos motivos que me levaram a ler Simon vs a agenda Homo Sapiens. A outra foi a forma bem humorada de tratar do assunto que a sinopse prometia. Então fui animada ler o livro da Becky Albertalli e não me arrependo nem um pouco.

Mas estou cansado de sair do armário. Tudo que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças. Arrumo uma namorada. Tomo uma cerveja. E, todas as vezes, preciso me reapresentar para o universo.

O trecho acima demonstra bem como Simon tem medo das mudanças, principalmente se essa mudança se der sobre a forma que a família e amigos o veem. Acho que esse é seu grande questionamento: não é sua sexualidade, nem as dúvidas pertinentes, é como as pessoas importantes para ele vão enxergá-lo após ele se revelar gay. 

A família do Simon é maravilhosa, no sentido que eles tem uma forma de encarar a convivência de um jeito particular, mas se entendem e se ajudam. Sabem admitir seus erros e tentam consertá-los. Gostei de todos eles.

As referências e comentários dos personagens tem um viés bem ligado a cultura pop (Doctor Who, Justin Bieber...). A paixão do Simon por música é sempre destacada. Me identifiquei com a Leah em alguns aspectos, principalmente na sua paixão por mangás. Vários comentários do Simon me representaram bastante, além, é claro, do seu amor por Harry Potter. 

A autora foi muito sensível em expor as dúvidas e os pensamentos dos personagens, tratando de um assunto sério, mas com leveza. A narrativa em primeira pessoa deixou o livro com cara de diário, com exceção dos emails trocados entre Simon e Blue, e a leitura foi fluida e rápida, sempre me deixando curiosa sobre o que aconteceria. E o mistério sobre quem era o Blue funcionou muito bem.

Eu me diverti muito com o livro, assim como ele me fez questionar algumas atitudes e pensar diferente em relação a algumas coisas. Foi uma grata surpresa e todos vocês deveriam ler.

Sobre o livro:
ISBN: 9788580578928
Autora: Becky Albertalli 
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 272

Nenhum comentário: