quarta-feira, 1 de março de 2017

RESENHA: Alerta de risco

É com palavras assim que Neil Gaiman apresenta Alerta de risco, uma rica coletânea de histórias de terror e de fantasmas, ficção científica e conto de fadas, fábula e poesia que exploram o poder da imaginação.
Em “História de aventura”, Gaiman pondera sobre a morte e sobre como, ao morrer, as pessoas levam consigo suas histórias. No suspense “Caso de morte e mel”, ele nos presenteia com sua versão do mundo de Sherlock Holmes. Em “A Bela e a Adormecida”, duas conhecidas personagens de contos de fadas têm suas histórias entrelaçadas em uma releitura bastante original. “Hora nenhuma” é um conto muito especial sobre Doctor Who, escrita para o quinquagésimo aniversário da série de tevê, em 2013. E há também um conto escrito exclusivamente para esta coletânea: “Cão negro”, que revisita o mundo de Deuses americanos ao narrar um episódio que envolve Shadow Moon em um bar durante seu retorno aos Estados Unidos.
Um escritor sofisticado cujo gênio criativo não tem paralelos, Gaiman hipnotiza com sua alquimia literária e nos transporta para as profundezas de uma terra desconhecida em que o fantástico se torna real e o cotidiano resplandece. Repleto de estranheza e terror, surpresa e diversão, Alerta de risco é um tesouro que conquista a mente e agita o coração do leitor.

Alerta de risco reúne vinte e quatro histórias contadas de diversas formas - temos poemas, contos longos e curtos - e suas temáticas também variam. Encontramos terror, suspense, magia, fantasia. É um exemplar cheio dos mais variados gêneros literários, com personagens que vão do aparentemente simples ao muito inusitados, e com a profundidade caraterística dos trabalhos de Gaiman. 

Na introdução, Gaiman nos fala um pouco do processo de escrita e faz um resumo das situações que o inspiraram a escrever os contos contidos no livro. Algumas dessas histórias já dariam um conto, porque é sempre interessante a maneira que os pedidos chegam a ele e o momento pelo qual passava quando os escreveu. 

"Detalhes de Cassandra" foi um dos meus contos favoritos. Comecei pensando em uma coisa e na verdade era o contrário, adorei ser surpreendida. Não sou uma pessoa que acompanha Doctor Who, mas tenho certeza de quem gosta vai amar "Hora Nenhuma" assim como eu gostei, narrativas que tem como característica espaço/ tempo sempre me conquistam. "Cão negro" é o único conto inédito, foi escrito especialmente para esta coletânea, e também foi bastante interessante, o começo calmo engana o leitor: conforme a história avança, uma grande tensão vai se criando.

"Laranja" foi um dos mais interessantes, porque se trata de uma entrevista/ depoimento onde só temos as respostas. Achei de uma criatividade enorme porque acabamos tentando formular as perguntas para as informações que recebemos. Eu pelo menos tentei. "Uma calendário de contos" traz uma história para cada mês do ano e o mais legal é que cada uma foi baseada em twittes de seguidores do Gaiman. 

Não sou tão fã de contos, gosto mais de histórias longas, com mais detalhes e explicações, porém acho impossível não gostar da diversidade que encontramos em Alerta de risco. Claro que o nível de envolvimento com cada história muda, cada leitor se identifica mais com um conto diferente e essa é uma das coisas mais legais de livros assim: a forma que nos atinge é diversificada.

O autor não busca simplesmente nos dar respostas, ele quer nos proporcionar sentimentos, questionamentos, reflexão. Sua linguagem metafórica exige atenção, mas nada que torne a narrativa arrastada ou de difícil entendimento. É um livro que todo fã de Gaiman deveria ler, assim como é uma ótima opção para se conhecer o autor e se acostumar com sua escrita.

Sobre o livro:
Alerta de risco - Contos e perturbações 
ISBN: 9788551000304 
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Páginas: 304

Nenhum comentário: