segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

TOP 10: Os melhores livros de 2017


Feliz ano novo, pessoal! O ano de 2017 foi embora, mas deixou boas lembranças em forma de leitura (pelo menos nisso, porque se formos considerar como nosso país está...). Foram 62 livros e 170 mangás, e vocês podem ver o resumo dessas leituras aqui. Fiz algumas leituras necessárias e que estavam na lista faz um tempo e me surpreendi também como novos livros, de autores talentosos e, claro, tive a minha cota dos meus preferidos. Minha listinha ficou assim:



10. A Rainha de Tearling (A rainha de Tearling - Livro 01), Erika Johansen:
Surpresa com o conteúdo desse livro. Foi distopia e fantasia ao mesmo tempo, e ainda nos apresentou uma protagonista forte, com uma aparência "comum" e que vai conseguindo o respeito de seus subordinados aos poucos. Kelsea foi uma personagem que me animou muito. Pretendo ler a continuação esse ano.


09. A profecia das sombras (As provações de Apolo - Livro 02), Rick Riordan:
Engraçado, sensível e com abordagem de temas atuais e necessários, A profecia das sombras foi um segundo livro muito bem executado e que me divertiu bastante. Apolo é hilário ao mesmo tempo que levanta questões bem importantes.


08. Contos da academia dos Caçadores de Sombras, Cassandra Clare, Sarah Rees Brennan, Maureen Johnson e Robin Wasserman:
Simon é um dos meus personagens favoritos dentro das Crônicas dos Caçadores de Sombras e tê-lo com protagonista de um livro só me fez amá-lo mais. Seu sarcasmo e ironia permeia toda a história, além de suas observações certeiras sobre as leis que regem os nephilins. Some a isso contos sobre personagens que já foram mencionados em outros livros das séries da Cassie e pronto, fiquei apaixonada pela leitura.



07. Deuses Americanos, Neil Gaiman:
Li muito Gaiman esse ano, cinco livros para ser exata, mas Deuses Americanos foi um dos destaques com sua mistura de mitologias e lendas, e um protagonista que estava tão perdido quanto o leitor e que foi descobrindo tudo ao mesmo tempo que nós. Gostei de todos os desdobramentos e da sensação que estava sempre a um passo de encontrar algo fantástico. E encontrei. 



06. Senhor das Sombras (Os artifícios das trevas - livro 02), Cassandra Clare:
Terminei o livro chorando por dois motivos, um por acontecimento no final e outro por motivo pessoal, mas que livro! Eu acho incrível como a Cassie tem coragem de fazer as escolhas mais difíceis, mesmo podendo ir pelo caminho mais acessível. Julian e Emma são protagonistas com força e acertam e fazem burrada com a mesma frequência, outro ponto que amo na escrita da autora: mesmo que envolva fantasia, seus personagens são comuns em sua forma de agir. Não vejo a hora de ler o terceiro.


05. O oceano no fim do caminho, Neil Gaiman:
Outro do Gaiman, pois é. Eu nunca imaginei que ia curtir tanto esse livro e ee acabou virando meu preferido do autor. Revisitar a infância é quase uma certeza ao realizar essa leitura e a mistura de reconhecimento e estranhamento nos acompanha o livro todo. 



04. Reparação, Ian McEwan:
Das leituras maravilhosa que o clube do livro sempre me reserva, Reparação estava na lista de leitura desde que assisti ao filme e nunca chegava a comprar o livro para começar. Ai quando ele entrou na lista do clube, fiquei empolgada com toda a razão: a história de Cecilia, Robbie e Briony é encantadora, triste e cheia de questionamentos.


03. Hibisco Roxo, Chimamanda Ngozi Adichie:
Minha primeira leitura de ficção da Chimamanda e fui conquistada desde o começo. Acompanhar Kambili numa Nigéria sobre qual eu não sabia nada foi enriquecedor de diversas formas. Os assuntos abordados são pesados e bem trabalhados, ainda que adaptados na visão de uma garota de 15 anos. A mistura de política, abuso e religião funcionou demais e nunca deixarei de ler as obras da autora.


02. Não me abandone jamais, Kazuo Ishirugo:
Quando penso nesse livro sinto novamente aquela melancolia que permeou toda a história. A forma despretensiosa da narrativa vai nos tocando aos poucos, e acabamos nos envolvendo mais do que imaginaríamos ser possível. Kathy é uma personagem que desencadeia vários sentimentos e através dela percebemos a crueldade da sua existência. Foi o suficiente para por Kazuo Ishirugo na lista de autores que sempre lerei.



01. "O sol é para todos", Harper Lee:
Que livro, minha gente! Que livro! Não me perdoou por não ter lido antes. É uma história delicada, cheia de questionamentos e revolta, e, ainda sim, cheia de esperança mesmo dentro dos piores momentos. Jem, Atticus e Scout são personagens maravilhosos, admiráveis até em seus erros. Foi um dos melhores encontros do clube do livro e eu não sei se conseguirei um dia fazer resenha dessa preciosidade.

Esses foram os livros que mais curtir ano passado. Vale mencionar também "Os 27 crushes de Molly", "Alerta de risco", "Por lugares incríveis", entre outros. Quais foram seu livros preferidos em 2017?


Lista de TOP 10:

Nenhum comentário: