segunda-feira, 12 de março de 2018

Diário de Leitura: A última batalha (As crônicas de Nárnia - Livro 07)


À luz de uma enorme fogueira crepitante, a última batalha de Nárnia está prestes a acontecer. O rei Tirian, ajudado corajosamente por Jill e Eustáquio, terá de enfrentar os cruéis calormanos, num combate que decidirá, finalmente, a luta entre as forças do bem e do mal. Mas, com tantas dúvidas e confusão ao redor, conseguirá o rei Tirian manter-se firme na hora mais negra de Nárnia?

Depois de sofrer tanto com a história de "A cadeira de prata", o último livro da série me empolgou bastante. O ritmo e os acontecimentos tem uma dinâmica interessante e me deixou curiosa até o fim.

Temos uma grande referência bíblica: o fim dos tempos e a promessa do paraíso. A fé que pode salvar no último momento, o perdão e a aceitação das pessoas que praticam o bem. Deixar o mundo imperfeito e ir, finalmente, em direção ao lugar perfeito. C.S. Lewis faz questão de frisar esses pontos, e gasta alguns capítulos nessa jornada. 

Jill e Estáquio não são meus personagens favoritos, mas evoluíram bastante em relação a aventura anterior. Ter os antigos visitantes de Nárnia de volta foi um dos pontos que mais gostei, nem que durasse somente alguns poucos momentos. Porém faltou uma.

Quem acompanhou minhas impressões dos outros livros da série, sabe que sempre me incomodou como o autor trabalhou a Susana e novamente tenho a mesma reclamação. Todos os personagens que vieram de Londres para Nárnia tiveram um fim, menos ela. A maneira como os irmãos nem se importam com sua ausência também não me deixou nada feliz.

Mas o que mais me deixou chateada é a maneira que os Calormanos são descritos. Enquanto os humanos narnianos são louros e de pele branca, os calormanos são descritos como tendo pele e cabelos escuros. Além disso o autor só nos mostra o lado ruim dos calormanos, com exceção de uma pessoa. Esse tipo de representação sempre foi pra mim uma forma de limitação na narrativa e nos conceitos em geral. É como definir que uma pessoa bonita não pode ser inteligente, ou o clichê de todo mundo ser apaixonado pela pessoa popular da escola... Simplesmente não contribui com uma visão mais realista e nem é uma boa mensagem para a faixa etária para qual Nárnia foi escrita. 

Por mais que esses pontos não tenham me deixado uma boa impressão, o último livro cumpre bem seu papel de desfecho, evoluindo da tristeza dos acontecimentos até a recompensa pelas boas atitudes. Gostei demais de ter lido a série toda e tenho certeza que se fosse mais nova teria curtido muito mais. 

E com esse diário, chegamos ao fim desse projeto de sete meses. Para mim foi uma forma muito boa de encarar a série sem perder o ritmo nem sobrecarregando minha programação bagunçada de leitura, foi uma experiência que pretendo repetir com outros livros da minha estante.

Obrigada a todos que acompanharam o projeto até o fim.

Sobre o livro:
A última batalha
ISBN: 9788533616158
Série: As crônicas de Nárnia
Volume: Único
Livro: 07
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes

A série:
06. A cadeira de prata
07. A última batalha

Nenhum comentário: