segunda-feira, 17 de setembro de 2018

RESENHA: Leah fora de sintonia (Creekwood - Livro 02)

Leah odeia demonstrações públicas de afeto. Odeia clichês adolescentes. Odeia quem odeia Harry Potter. Odeia o novo namorado da mãe. Odeia pessoas fofas e felizes. Ela odeia muitas coisas e não tem o menor problema em expor suas opiniões. Mas, ultimamente, ela tem se sentido estranha, como se algo em sua vida estivesse fora de sintonia. No último ano do colégio, em poucas semanas vai ter que se despedir dos amigos, da mãe, da banda em que toca bateria, de tudo que conhece. E, para completar, seus amigos não fazem ideia de que ela pode estar apaixonada por alguém que até então odiava, uma garota que não sai de sua cabeça.
Nesta sequência do sucesso Com Amor, Simon, vamos mergulhar na vida e nas dúvidas da melhor amiga de Simon Spier. Em um livro só dela, mas com participações mais do que especiais dos personagens do primeiro livro, vamos acompanhar Leah em sua luta para se encontrar e saber com quem dividir suas verdades e seus sentimentos mais profundos.
Em Leah fora de sintonia, Becky Albertalli mostra por que é uma das vozes mais importantes e necessárias de sua geração. Sem nunca soar didática, a escritora lança mão dos mesmos ingredientes que tornaram Com Amor, Simon um sucesso mundial: a leveza, o senso de humor, a representatividade e a certeza de que vale a pena contar histórias sobre jovens que podem até estar perdidos, mas estão determinados a encontrar seu caminho.

Becky Albertalli já me conquistou com seus dois livros anteriores por sua sensibilidade e questões atuais necessárias principalmente para a adolescência. Leah, desde Simon vs. a agenda homo sapiens, demonstrava ser uma personagem que merecia mais destaque e não me decepcionou tê-la como protagonista.

Gosto como a Leah já tem algumas coisas bem resolvidas, como seu peso e já ter bem claro sua orientação sexual, pois isso deixa a história focada nos relacionamentos dela, seja de amizade ou romântico, sem a parte sofrida de se descobrir, se aceitar... Deixa espaço para entendermos suas atitudes, seu forma de encarar os obstáculos de sua vida e como são seus sentimentos. Ela é uma personagem com mais camadas do que o próprio Simon.

Tenho que dizer: amei cada vez que o Simon aparecia. Como melhor amigo da Leah, isso é constante e fiquei triste por ela não se abrir mais com ele já que imagino ser justamente a pessoa que mais a entenderia. Porém, cada um tem seu tempo para lidar com suas questões e tentei não julgar suas escolhas.

Os pontos negativos pra mim se resumem a um só: não me convenceu completamente o par da Leah. Nada contra, inclusive foi uma escolha bastante corajosa da autora, porém não fluiu tão naturalmente quanto os casais dos outros livros da Becky. Pelo menos a mim não conquistou como eu esperava.

A Becky entende bem o público para o qual escreve e sem sombra de dúvidas consegue emocionar com sua narrativa moderna, sincera, dinâmica e cheia de referências (a maioria sobre Harry Potter). Já é o terceiro livro que leio dela e se repete a vontade de não largar a leitura até terminar. Gostaria muito que os livros dela chegassem a mais leitores, quem sabe não ajudaria a clarear mais a mente e ajudar na empatia?

Sobre o livro:
Leah fora de sintonia
ISBN: 9788551003817
Série: Creekwood
Volume: 02
Autora: Becky Albertalli
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 320



Nenhum comentário: