terça-feira, 2 de outubro de 2018

RESENHA: Um milhão de finais felizes

Jonas não sabe muito bem o que fazer da vida. Entre suas leituras e ideias para livros anotadas em um caderninho de bolso, ele precisa dar conta de seus turnos no Rocket Café e ainda lidar com o conservadorismo de seus pais, sua mãe alimenta a esperança de que ele volte a frequentar a igreja, e seu pai não faz muito por ele além de trazer problemas.

Mas é quando ele conhece Arthur, um belo garoto de barba ruiva, que Jonas passa a questionar por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade. Buscando conforto em seus amigos (e na sua história sobre dois piratas bonitões que se parecem muito com ele e Arthur), Jonas entenderá o verdadeiro significado de família e amizade, e descobrirá o poder de uma boa história.

Apesar de ver muito no twitter indicações dos livros do Vitor Martins, ainda não tinha me rendido a curiosidade. Somente quando um amigo leu e me indicou foi que iniciei a leitura.

O Jonas me ganhou desde o início. Sua história, sua personalidade, seus questionamentos são tão normais, tão comuns, que fica difícil não gostar dele. Seu grupo de amigos também me agradou muito, mesmo a Isadora com seu ciúme estranho. Me diverti bastante com o Dan, adorei o companheirismo da Karina. E quem não amaria no Arthur, gente? Ótima pessoa!

A trama trata muito bem as questões familiares. Jonas pertence a uma família onde a mãe é religiosa e o pai não faz esforço algum para entender o filho, chegando a ser abusivo o tratamento que dispensa a ele. Essa situação cria bastante problemas para o Jonas, em especial porque ele se sente culpado por omitir e mentir para os pais sobre sua orientação sexual, ao mesmo tempo que teme como seria a reação deles ao descobrir. Me deixou emocionada a relação dele com a mãe e o desenrolar essa ligação, com suas partes dolorosas e carinhosas. 

O autor se preocupa em tornar os sentimentos e situações pelas quais o Jonas passa o mais crível possível, e imagino que muitas pessoas foram representadas a cada momento difícil que ele precisou enfrentar. Porém o livro não foca somente nas dificuldades, tem um lado divertido e romântico geralmente abandonado em livros LGBTI, mas que eu amei ser desenvolvido no relacionamento do Jonas com o Arthur.

Eu amo quando um autor usa o recurso do livro dentro do livro. Sendo o Jonas aspirante a escritor, e carregando um caderninho cheio de ideias para futuras tramas, acompanhamos uma de suas histórias durante a leitura e fiquei bem empolgada com a ideia desse livro. Acho que o Vítor bem que podia transformar em um livro separado, eu ia adorar. 

Apesar das boas críticas, ainda consegui ficar surpresa com a narrativa do Vitor e o quanto fiquei cativada pela histórias e personagens. Foi uma leitura rápida, agradável, sensível e cheia de assuntos necessários. O Vitor ganhou uma leitora assídua e eu ganhei histórias maravilhosas. 

Sobre o livo:
ISBN: 9788525065377
Autor: Vitor Martins
Editora; Globo Alt
Ano: 2018
Páginas: 352

Nenhum comentário: