No segundo volume da série vencedora do Eisner Awards, o androide Tim-21 chega a um novo planeta que pode ser exatamente o que ele procurava. Mas nem tudo é o que parece… A última lembrança de Tim-21 foi o beijo de boa-noite de sua mãe humana. Ao despertar, dez anos depois, ele se depara com uma realidade aterrorizante. Ao narrar a luta do jovem androide para sobreviver em um mundo que deseja aniquilá-lo, Jeff Lemire, criador de Black Hammer, e Dustin Nguyen deram vida a Descender, um épico comovente e apaixonante que conquistou milhares de fãs e foi agraciado com o Eisner, um dos prêmios mais importantes dos quadrinhos. No segundo volume, Lua Mecânica, que reúne os fascículos de 7 a 11, os autores dão sequência à jornada eletrizante de Tim-21 e seus amigos. Novas alianças se formam, antigas ameaças se fortalecem, e a chegada do robô a um lugar misterioso pode mudar drasticamente o destino da galáxia. No passado, robôs gigantes conhecidos como Ceifadores destruíram planetas e civilizações, criando nos que restaram uma aversão às máquinas. Desde então, foram implementadas políticas de perseguição e extermínio de robôs. Essa caça implacável põe em risco a vida de Tim-21, que pode conter em seu código vestígios dos assassinos do passado, o que faz dele o ser mais procurado do universo. Mas talvez ele não seja o único. Ao lado dos amigos, ele percorre planetas e galáxias, desviando de inimagináveis perigos para tentar sobreviver. Quando chega a um novo planeta, percebe que esse lugar surpreendente pode ser o que ele tanto procura: um lar. Mas será que é mesmo seguro? Arrebatadora, a série Descender é uma odisseia cósmica que discute temas como família, amizade, intolerância e a relação muitas vezes conflituosa entre humanos e tecnologia. Sucesso de público e crítica, teve os direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Sony Pictures e para a TV pela NBCUniversal International Studios.
Voltar a encontrar a história de Tim-21 é garantia de ter, novamente, questões que tocam bastante na nossa existência e nossa humanidade. Assim como no primeiro volume, não consegui deixar de lembrar de Pluto, Exterminador do futuro e do drama sul coreano Are you human too?, pois vejo muito da dinâmica apresentada nessas histórias no enredo do Tim-21, seja na revolta das máquinas ou nos robôs desenvolvendo profundidade emocional
Minha maior reflexão ao ler é sempre sobre a humanidade dos personagens, sejam eles os robôs, os humanos, ou as outras espécies. Creio que todos se acham mais merecedores ou mais sensitivos que o outro, quando o respeito entre todos eles poderia ser um caminho muito mais válido. Mas, como na vida real, o caminho do diálogo é deixado de lado e subjugado pela guerra, desconfiança e dor.
Temos um fator novo que me deixou muito intrigada porque está ligado diretamente com o passado de Tim-21 e através disso podemos ver outro lado dos acontecimentos, conhecendo assim com mais detalhes como se deu a separação e os motivos para determinados personagens agirem como agem. Dá, principalmente, uma complexidade maior nos temas centrais, pois as variantes aumentam. Quando saímos um pouco do núcleo principal e passamos a ter esses novos pontos de vista acabamos reconsiderando opiniões formadas durante o primeiro volume.
A arte continua muito bonita e ainda me parece a mais acertada para o enredo escolhido. Gosto dos efeitos e cores, dos detalhes nas expressões e nem sei o que comentar da capa perfeita. Quando se trata de HQs e graphic novels, é importante que a arte saiba maximizar o enredo e consiga passar a mensagem, e eu consigo ver isso nos personagens durante seus momentos tristes, felizes e perigosos, consigo absorver bem e se torna mais um elemento para reflexão. A última página de Lua mecânica reforçou esse sentimento e aguardo ansiosa a próxima parte.
Sobre a HQ:
ISBN: 9786555602265
Série: Descender
Volume: 02
Autores: Jeff Lemire e Dustin Nguyen
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 128
Nenhum comentário: