domingo, 1 de agosto de 2021

RESENHA: Meu corpo virou poesia

Em seu primeiro livro de poesia, Bruna Vieira percorre uma viagem para se reencontrar.
Em 2017, Bruna Vieira fez as malas, deixou a vida no Brasil de lado e foi escrever uma nova história em outro país, vestida de coragem e guiada por um sentimento que sempre foi sua maior prioridade: o amor.
Com o tempo, porém, os dias foram ficando cada vez mais longos e solitários. Era como se naquele lugar o amor tivesse perdido o equilíbrio e se tornado uma obrigação. Foi bem perto do fim e de jeito mais frio que ela finalmente se deu conta: é impossível ser "nós" sozinha.
Formado por quatro partes – cabeça, garganta, pulmão e ventre –, este livro é um mapa. Um mapa que leva Bruna de volta à escrita e a si mesma. São relatos reais, repletos de lembranças, aprendizados e cicatrizes, que agora deixam o corpo da autora para encontrar o seu, em forma de poesia.
Ao tocar em temas como autoestima, amizade feminina e relacionamentos (com o outro e sobretudo consigo mesma), Bruna olha para dentro e nos convida a percorrer nestes versos nossa própria viagem de autodescoberta.

Este é meu primeiro contato com a escrita da Bruna Vieira e carrego a certeza que foi um ótimo início. A poesia dela é muito pessoal porque carrega mais que palavras que tentam passar uma emoção: carregam a história dela, dos seus sentimentos nos melhores e piores momentos.

Gosto demais quando ela usa a poesia para nos fazer entender que o passado também faz parte de nós, que é um degrau necessário para o que nos tornamos, e como devemos nos perdoar de alguns erros porque eles também são tijolos que edificaram o nosso eu de hoje. Quem nunca se martirizou por escolhas antigas, por ter aceitado menos do que deveria?

Me identifiquei bastante com alguns sentimentos, como sentir o abandono seja de amizade ou de relacionamento amoroso e imagino não ser a única. A escrita da Bruna evoca esse pertencimento e essa identificação. Também me tocou o processo de cura, o amor próprio, a visão reorientada a perceber as próprias qualidades e valor.

Reforço a felicidade deste primeiro encontro com uma obra da Bruna, com a sensibilidade e honestidade das palavras dela. Me senti representada e compreendida, e espero que todos vocês gostem tanto quanto eu.

Sobre o livro:
ISBN: 9788555341434
Autora: Bruna Vieira
Editora: Seguinte
Ano: 2021
Páginas: 184



Nenhum comentário: