sexta-feira, 14 de abril de 2023

RESENHA: Corrente de Espinhos (As Últimas Horas - Livro 03)

Após o pai ter sido assassinado, os planos de se tornar parabatai da melhor amiga ruírem, o casamento com James Herondale ir por água abaixo e ficar presa ao demônio Lilith, Cordelia Carstairs abandona Londres para afogar as mágoas na glamourosa Paris na companhia de Matthew Fairchild, que também tem seus demônios para expurgar. Mas depois de receberem terríveis notícias de Londres, a realidade esmaga os planos de Cordelia mais uma vez.
Tatiana Blackthorn fugiu da Cidadela Adamant, e a relação entre Belial, o Príncipe do Inferno, e os jovens Lucie e James Herondale veio à tona, colocando a família Herondale inteira sob o escrutínio da Clave.
Em meio a tudo isso, Cordelia ainda por cima se vê dividada entre o amor por James — que considera impossível — e uma vida com Matthew, ao mesmo tempo em que seus amigos são dilacerados pelos próprios segredos.
No epicentro do iminente ataque de Belial, Cordelia, Lucie e os Ladrões Alegres se encontrarão sozinhos para lidar com o letal exército do Principe do Inferno. Será que os jovens Caçadores de Sombras conseguirão salvar a cidade — e suas famílias? Talvez eles não tenham escolha porque, se falharem, podem perder tudo, inclusive as próprias almas.
Corrente de Espinhos é a aguardada e eletrizante sequência de Corrente de Ferro e a conclusão da trilogia As Últimas Horas, que começou com Corrente de ouro.

Vocês sabem que tive alguns problemas com o segundo volume dessa trilogia e, para minha tristeza, o final de As últimas horas não teve um padrão que estou acostumada a chegar com livros da Cassandra Clare. Mas vamos por partes.

Eu curto bastante como ela tem dado ênfase aos personagens secundários. Eles tem pontos de vistas, enredos e desenvolvimentos próprios e também que colaboram com a trama principal. Não ficam somente na espera que os principais resolvam tudo e foi uma parte muito boa de acompanhar.

Falando em desenvolvimento, fiquei feliz com o que foi feito de Alistair desde Corrente de ferro e em Corrente de espinhos ele foi ainda melhor. É tão diferente do que sabemos dele antes e é bom ver como a união com Cordélia ficou forte, além da família mais unida. Outro ponto é que a treta dos Ladrões Alegres com Alastair tem algum foco e em momentos importantes. Outros personagens tem seus momentos de destaque: Grace , Ariadne, Anna, Thomas, Kit (teve as melhores falas do livro).

O problema de Matt finalmente é falado de maneira mais aberta e é procurada alguma solução. Claro que, dentro do contexto, não foi nada grandioso e não sei se a solução foi muito crível, entretanto o assunto veio a tona e achei necessário ser debatido. Ele é um dos meus personagens preferidos, curto demais a mistura do lado amargo dele, sua ironia e o amor pelos amigos. Matt evolui claramente e acaba sempre colocando os outros na frente do que sente, mesmo quando não parece.

Como disse no começo, não fiquei muito animada com o caminho que ela escolheu para várias partes. A insistência com um triângulo amoroso que não se sustentava, principalmente porque, diferente do que aconteceu com Will, Tessa e Jem em As peças infernais, sabemos bem qual casal vai ficar junto. O amor da Lucie não teve graça alguma, não tem uma cena dos dois juntos que funcionou para mim. A teimosia do James em não contar coisas importantes para Cordélia e seus amigos me deu agonia, tanto ele quanto ela deixou demais a desejar para a importância que os dois deveriam ter.

Porém, minha maior crítica é o destino de um personagem. Foi desnecessário em todos os ângulos que consegui analisar porque, se sua falta era um ponto importante, podia ser feito de formas diferentes e dar mais impacto e até mesmo emoção. Da maneira que foi realizada só me deu raiva (e não fui a única), não se sente grande influência nos outros personagens, não agrega nada.

Enfim, curti a jornada no todo, gostei de várias soluções - a parte final teve cenas muito boas - e o quanto a Cassie sempre busca ter personagens com vários gêneros e orientações sexuais, além de problemáticas diferentes. Mas fiquei com a impressão que ela já não tinha paciência para pensar em caminhos mais impactantes e foi triste não ter curtido o livro. Eu amo a narrativa da Cassie, sua escrita e a emoção que ela passa, pena não ter funcionado comigo dessa vez.

Sobre o livro:
ISBN: 9788501306326
Série: As Últimas Horas
Volume: 03
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2023
Páginas: 784

Trilogia As últimas horas:
03. Corrente de Espinhos

Nenhum comentário: