sexta-feira, 11 de outubro de 2013

RESENHA: Liberta-me (Estilhaça-me #2 )

Fabiana Araújo

Sinopse skoob: "Liberta-me é o segundo livro da trilogia de Tahereh Mafi. Se no primeiro, Estilhaça-me, importava garantir a sobrevivência e fugir das atrocidades do Restabelecimento, em Liberta-me é possível sentir toda a sensibilidade e tristeza que emanam do coração da heroína, Juliette. Abandonada à própria sorte, impossibilitada de tocar qualquer ser humano, Juliette vai procurar entender os movimentos de seu coração, a maneira como seus sentimentos se confundem e até onde ela pode realmente ir para ter o controle de sua própria vida. Uma metáfora para a vida de jovens de todas as idades que também enfrentam uma espécie de distopia moderna, em que dúvidas e medos caminham lado a lado com a esperança, o desejo e o amor. A bela escrita de Tahereh Mafi está de volta ainda mais vigorosa e extasiante."


Melhor distopia do mercado na minha humilde opinião. Dentre as séries distópicas  que acompanho, entre elas ’Delírio’ e ‘Jogos Vorazes’, Estilhaça-me é minha queridinha. A melhor narrativa, o melhor enredo, os melhores personagens.  Todo o amor e babação do mundo <3

Tentei adiar ao máximo a leitura desse livro porque fui ameaçada. Isso mesmo, para vocês verem a proporção que esse livro atingiu na vida de algumas pessoas. Uma amiga que não vou citar quem (Belinha, um beijo pra você) ao terminar esse livro me disse que eu tinha que ler e 'aí de mim' se não tivesse as mesmas impressões e revoltas que ela. Segundo ela a autora tinha estrado pra lista negra dela o.O Claro que fiquei com medo, me escondi debaixo da cama e acho que a minha sorte se deve unicamente ao fato dela morar em outro estado HAHAHA. Desabafos a parte, vamos ao livro.

Tahered Mafi continua com seu lugar cativo na minha lista de autoras favoritas. (Que me desculpe a oposição). Adoro o ritmo fluido, rápido e constante de sua narrativa, a beleza e poesia com que nos mantêm devorando páginas, sofrendo e crescendo com os personagens, acompanhando suas lutas, suas dúvidas, seus conflitos. Impossível não se identificar com a personalidade de algum deles: com o amor, a dedicação e cuidado de Adam. Ou as dúvidas, força e coragem de Juliette. Ou até mesmo com a opressão, força e personalidade conflituosa e duvidosa de Warner (Juro que ainda não consegui enquadrá-lo num padrão. Ele é vilão? Mocinho? Ambos?)

Aproveitando...posso falar sobre o Kenji? #suspiros. Um personagem que roubou a cena nesse livro com seu humor apurado. Aquele ‘ser’ curioso que nunca quer saber nada dos relacionamentos alheios, nem dos sentimentos das pessoas mas que nunca deixa de se envolver , de ajudar e de dizer o que precisa ser tido na hora certa. E minha santa mãezinha, tia Tahered aprontou umas boas com ele. E quantas vezes ele esteve presente quando a coisa estava pra lá de preta heim? E o 'poder' destinado a ele foi super, hiper, mega apropriado. Já disse que adoro esse lado X-Men da narrativa? 

Além das reviravoltas de enredo e das novas revelações, os leitores vão ter a oportunidade de conhecer melhor a cabeça da protagonista. Suas reflexões, sentimentos, medos e aflições. O leitor se sente mais próximo dela porque a autora recorre a flashes do passado, com Juliette analisando e se lembrando do que ela viveu anos antes de cair nas mãos do Restabelecimento, sua infância, a descoberta dos poderes, a relação conflituosa com a família. (Me sobe um ódio dos pais dela que eu nem me atrevo a expressá-lo em palavras)

Pensando em passado esse livro veio especialmente pra nos contar mais sobre a história dos personagens, especialmente sobre Adam, Warner e cia. Embora a obra seja narrada por Juliette, tornando os fatos tendenciosos e impossibilitando o leitor ser imparcial, essa narrativa em primeira pessoa nos proporciona viver as emoções e surpresas junto com a protagonista. E foram muitas surpresas. Tahered Mafi deve ter sido picada pelo mesmo mosquitinho que mordeu o Roberto Carlos porque FORAM TANTAS EMOÇÕES!!!! Eu nunca poderia imaginar que a autora conseguiria melhorar piorar o nosso triângulo amoroso. E aquela estoria toda envolvendo a família de Adam? Gente eu já reli essa parte uma dezena de vezes e ainda me pergunto como aquilo poderia ser verdade. Como? 

Você, ai do outro lado da telinha, pode estar se perguntando: o que difere essa distopia das outras? E minha resposta, depois de pensar um pouquinho, se resume a linguagem envolvente e sedutora da autora, tão poética, profunda e cheia de significado. O modo como ela aborda problemas, a importância da família, o primeiro amor, o bullying, o preconceito e medo das pessoas com o que lhe é desconhecido.
Eu poderia ficar aqui o dia todo babando na escrita de Mafi, mas pra quê perder tempo quando você pode correr na livraria mais perto da sua casa e se deliciar com o livro não é mesmo? Então, corre lá e leiam!!! Super recomendo.


Booktrailer:




Sobre o livro:
Título: Liberta-me
Autor: Tahered Mafi
Editora: Novo Conceito

Páginas: 444

Sobre a Trilogia: 
2-Liberta-me
3-Ignite me (laçamento previsto para fevereiro de 2014 nos EUA)

3 comentários:

  1. Amigaa, adorei sua resenha, você escreve super bem ;D
    nem preciso falar que morri de rir né hauhauhuah
    eu ia esclarecer umas coisas para o povo sobre o livro mas melhor deixar quieto, porque não sou muito boa em não falar spoiler, como você bem sabe hauhauhuahu

    bjssss

    By: Belinha

    ResponderExcluir
  2. HAHAHA imagina se dava pra ocultar sua ameaça na resenha, mas é CLARO que não né? :P

    E pode comentar o que vc quiser lindona, é só sinalizar spoiler antes, assim lê quem quiser. Muito obrigada pelo comentário viu?


    Super beijo e vê se si controla, vc anda vendo muito Dexter :P

    ResponderExcluir
  3. Ei mainha...


    HAHAHA vc enche a minha bola né? Não é atoa que é minha amigona linda! Olha, se vc gosta de distopias acho que vai adorar da série. A Tahered tem um jeitinho super mágico de envolver a gente no enredo e nos cativar com os personagens sabe? Adoro!

    E deixa de ser doente, vai se distrair com outras coisas pq IAN agora só ano que vem e mais pra depois da metade do ano :(



    Beijos sua linda, obrigada pelo comentário e apoio de sempre :)

    ResponderExcluir