sábado, 28 de novembro de 2015

RESENHA: A espada do verão (Magnus Chase e os deuses de Asgard - Livro 01)

Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida...
A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico.
As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.

Quando o leitor começa qualquer livro do Rick Riordan, ele já tem algumas certezas: vai aprender muito sobre mitologia, encontrar os nomes de capítulos mais malucos do mundo, se divertir muito e vai ficar ansioso e assustado o livro todo. Na série "Magnus Chase e os deuses de Asgard" encontramos tudo isso com um toque mais maduro já que nosso protagonista tem uma vida realmente dura e com muitos sofrimentos. 

Riordan voltou para a narração em primeira pessoa, como fez com Percy Jackson. Magnus também é cheio de tiradas engraçadas e sarcásticas e o que o diferencia do Percy é ter uma história um pouco mais sofrida, já que vive na rua e perdeu a mãe. E o fato que ele é a cara do Kurt Cobain! 

Claro que encontramos a velha fórmula dos livros anteriores do tio Rick: tempo curto, correria, muitas tiradas engraçadas e inimigos estranhos. O acampamento Meio Sangue ou o Júpiter são substituídos por um hotel incomum, o oráculo também tem sua contraparte aqui: as Nornas. Mas também encontramos muitos fatores que tornam Magnus Chase interessante: os mistérios que envolvem a família Chase são mais profundos do que aparentam e tem muito a se explorar, além do grupo de amigos um tanto singulares (mas muito carismáticos) que acompanham nosso herói.

Temos muitas referências a cultura pop atual, de séries à filmes, o autor coloca Magnus como um adolescente contemporâneo e bem comum e, enquanto lia, fiquei em determinados momentos um pouco decepcionada com o desenvolvimento das lutas, mas foi por pura falta de atenção. Quando foi chegando mais para o fim do livro foi que entendi porque o Magnus não era assim tão ativo como eu imaginava que deveria ser e a explicação esteve presente durante todo o enredo.

O livro conta com uma participação muito especial e não é exatamente uma surpresa se o leitor prestar atenção no sobrenome do Magnus. E o que foram os dois últimos capítulos? Me deixou curiosa sobre aquelas conversas, tio Rick!

Não preciso falar que adorei, não é? Sou uma grande fã da escrita do Riordan e louca por mitologia. Encaro os livros dele como um grande bônus: vou me divertir e aprender ao mesmo tempo. Leitura super indicada.

Sobre o livro:
ISBN: 9788580577952
Série: Magnus Chase e os deuses de Asgard
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 448

Nenhum comentário: