sábado, 7 de novembro de 2015

RESENHA: Surpreendente!

O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o maior prêmio do cinema brasileiro. O problema: não ter ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. 

A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos. 

Eu só tinha lido um livro do Maurício e estava animada para embarcar em mais uma história com sua narrativa, então comecei Surpreendente! com uma boa expectativa e ansiosa para a forma que o autor desenvolveria sua proposta.

Eu adorei o Pedro. Ele é tão animado, sempre de alto astral e tem uma visão muito otimista da vida, e quando as coisas começam a dar errado para ele, foi difícil não sofrer junto. O personagem passa por muitas situações e acompanhamos as mudanças que elas provocam nele. Interessante a forma que o Maurício o desenvolveu, mostrando sua personalidade com um todo, sem deixar de lado seus momentos de fraqueza e dúvida. 

Fiquei com a impressão que o autor deu mais importância a amizade dos personagens do que aos envolvimentos românticos e este fato me agradou bastante. Quer dizer que o romance não é importante ou não tem destaque? Não! Temos maravilhosas cenas e a química entre Cristal e Pedro é ótima. Mas para mim, a amizade entre Pedro, Fit, Cristal e Mayla tem mais profundidade e geram as cenas mais intensas do livro. Não posso deixar de comentar como é bonita a relação entre o Pedro e o Carlo, seu pai. Eles são muito companheiros e se apoiam demais e, como boa admiradora de relações familiares, gostei demais desse aspecto do livro.

Como o Pedro é muito ligado ao cinema e a música, vamos ter várias referências que só enriqueceram o já cativante enredo. Impossível ler e não ficar com vontade de assistir a tudo que o Pedro indica ou escutar determinadas músicas. 

Acho que só não gostei exatamente de duas passagens no livro. Achei um pouco forçado, mas não é nada que comprometa a proposta do enredo nem a sua qualidade, é mais um incômodo pessoal mesmo, provavelmente a maioria dos leitores não sentirão a mesma coisa.

Surpreendente! conta com uma diagramação linda, que me deixou babando e enriqueceu ainda mais o livro. A história é dividida em cinco partes e cada uma delas inicia com uma citação numa página azul, cor que também marca a numeração dos capítulos.

Com um enredo que trata de família, amizade, obstáculos e esperança, Maurício Gomyde consegue mais uma vez passar toda a emoção dos personagens para o leitor e é difícil não ficar cativado pelos dramas, alegrias e angústias que permeiam o enredo. Um ótimo livro desse autor nacional que, se vocês não conhecem, deveriam correr atrás!

Sobre o livro:
ISBN: 9788580578089
Autor: Maurício Gomyde
Editora:Intrínseca
Ano: 2015
Páginas: 272
Booktrailer: 


Nenhum comentário: