terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

RESENHA: A droga da obediência (Os Karas - Livro 01)

Uma turma de adolescentes enfrenta o mais diabólico dos crimes!

Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes - os Karas - enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios, aplicando na juventude uma perigosa droga! E essa droga já está sendo experimentada em alunos dos melhores colégios de São Paulo.
Esse é um trabalho para os Karas: o avesso dos coroas, o contrário dos caretas!

O Ministério da Saúde adverte: essa resenha tem doses grandes de nostalgia! 

Movida por uma sessão de autógrafos ano passado, resolvi voltar a ler Pedro Bandeira. Primeiro porque sempre gostei dos livros dele, segundo porque tenho quase certeza que não terminei a série Os Karas. Só tenho lembranças sobre os três primeiros, mas como reler livro bom é uma grande recompensa, comecei a série novamente.

O melhor de reler com a idade que estou, é que entendo melhor o contexto sobre o qual o livro foi escrito e o quanto ele criticava o sistema político em voga. Quando tinha meus doze, treze anos não percebi que tinha tantas referências. O título já diz muito e quando o leitor avança e vai percebendo quais são os efeitos da droga, a referência fica cada vez mais clara.

Quando foi escrito em 1984, o Brasil estava ainda sob a ditadura militar e o autor já começa a mostrar sua contrariedade com o sistema ao definir as normas que regem o Elite - escola onde os Karas estudam - onde as decisões são realizadas de forma democrática por um conselho formado por professores e alunos.

A narrativa ágil instiga o leitor a fazer as descobertas junto com os Karas: vamos recebendo pistas e indicações dos culpados aos poucos, acertando e tirando conclusões erradas também, assim como os protagonistas. Sempre é enfatizada a juventude deles e a liberdade de pensamento e ação contrariando os efeitos da droga.

O livro é curto, mas o autor desenvolve bem seu enredo cheio de reviravoltas e levantando alguns questionamentos sem o tom de sermão. Os personagens são carismáticos e é bem difícil não gostar deles. 

Pedro Bandeira foi um dos grandes nomes que li na adolescência e fico feliz em ver o quanto seus livros continuam atuais, com uma linguagem de fácil acesso e que valoriza a independência e inteligência dos leitores. Agora que reencontrei Miguel, Magri, Chumbinho, Calú e Crânio vou fazer questão de visitá-los novamente em breve. 

Sobre o livro:
ISBN: 9788516095765 
Série: Os Karas
Volume: 01
Autor: Pedro Bandeira
Ano: 2014
Edição: 5ª
Edição original: 1984
Páginas: 192

Nenhum comentário: