sábado, 13 de maio de 2017

MANGÁ: Psychic Detective Yakumo


Psychic Detective Yakumo (心霊探偵 八雲, Shinrei Tantei Yakumo) é um romance de Manabu Kaminaga publicado em Nihon Bungeisha com ilustrações de Suzuka Oda. O livro foi adaptado em duas séries de mangá, um anime, uma série dramática de ação ao vivo e uma peça de teatro. Conta a história de um estudante universitário, Saitou Yakumo, que nasceu com olhos de cores diferentes. Seu olho esquerdo vermelho lhe dá uma habilidade especial e o permite ver espíritos. Ele acredita que os espíritos estão ligados à terra por uma determinada causa e eliminando essa causa permitirá que tais seres descansem em paz. Sendo solicitado para ajudar Haruka Ozawa, começam uma investigação em conjunto. Fonte: Wikipedia

Yakumo e Haruka

Hoje vou falar de um do meus mangás preferidos: Psychic Detective Yakumo. Sua demografia é o shoujo, mas eles tem muitos elementos de mistério e sobrenatural, fato que atrai quem não curte muito romance. Como temos investigações e casos, cenas de ação são recorrentes, assim como passagens dramáticas e tristes. A história é baseada em novels (basicamente livros) escritos por Manabu Kaminaga e que contam, até o momento, com nove novels principais e três extras.

Hata, Sra. Ozawa, Haruka, Yakumo, Nao, 
Gotou, Atsuko, Ishii e Makoto

Os personagens são muito ligados entre si, no sentindo que quase todo o círculo de amizade e parentesco do Yakumo participa de alguma forma de seu passado e dos casos. O detetive Gotou é uma dessas pessoas, e esteve presente num dos eventos mais traumáticos para o rapaz, onde sua personalidade e suas ações foram influenciadas para sempre.

Esse passado em comum dá origem a parceria deles nos casos. O Yakumo é universitário, mas o detetive sempre o arrasta para usar deu dom em prol da resolução dos crimes. Além de ver os espíritos, o Yakumo é inteligente e tem uma ótima percepção. 

Yakumo

São tantos os personagens que se envolvem com as investigações e eles vão aparecendo conforme os casos acontecem e acabam se integrando ao círculo de relacionamentos do nosso protagonista. Entre eles, o Iishin, tio do Yakumo e monge budista, se destaca. 

Isshin e Nao, tio e prima do Yakumo

Sendo bem clichê, o Yakumo e a Haruka são meus personagens favoritos e eles formam o elo mais importante da história. Yakumo é sofrido, desacreditado, mas tem bom coração atrás da máscara de desinteresse e sarcasmo. Haruka é sincera, emocional, bondosa. Ela vê Yakumo de uma forma tão positiva que ele mesmo tem dificuldade em aceitar, e podia ter sido facilmente uma das pessoas que aproveitam sua habilidade de ver o mortos e depois vai embora, mas em uma só frase Haruka mudou tudo: deu esperanças a Yakumo e dessa forma os dois se tornaram importantes demais um para o outro.

Haruka

Conhecer Haruka mudou Yakumo, assim como acompanha-lo fez com que ela amadurecesse, de uma garota perdida em sua dor e que frequentemente chorava, para alguém que o ajudava e apoiava sempre que podia. O crescimento dos personagens, aliás, é visível em toda a série. Gotou começa a entender seu caminho e toma atitudes cada vez mais consistentes em relação a isso; Ishii vai vencendo seus medos e inseguranças. O próprio Yakumo vai amolecendo, mesmo ainda temendo expor o que sente, e deixando que sua emoções se tornem mais perceptíveis, em especial neste último arco abordado no mangá.

Haruka e Yakumo

Um dos pontos interessantes do mangá é como, mesmo tendo um culpado para cada investigação, temos um fator que os une e tem ligação direta com o Yakumo. E entre esses acontecimentos conhecemos o homem de olhos vermelhos e Nanase Miyuki, cruéis e sádicos, e que vão render os momentos mais sombrios da história.

Yakumo e o homem dos olhos vermelhos

Mas não só de tristeza e drama vive a série, tem muitos momentos divertidos: o Yakumo adora zoar com o Gotou, o qual chama de urso, e a Haruka. Já o Gotou pega no pé do Ishii, seu parceiro na polícia, por conta da queda que ele tem pela moça; ela às vezes apronta com o Gotou. A dinâmica dos personagens é ótima.

Gotou, Ishii e Yakumo

Os romances são bem mais subentendidos dos que encontramos em outros shoujos: os percebemos, vemos os indícios, mas quase nunca os personagens refletem sobre isso ou tem avanços óbvios em relação ao seu interesse amoroso. Tudo está mais nas entrelinhas, pequenos momentos, principalmente quando o Yakumo é protagonista deles. A única exceção é a Haruka, o que ela sente sempre está na superfície, é fácil de visualizar e entender.

Yakumo e Haruka

O traço me agrada muito e assim como a forma que a mangaká foi adaptando as passagens descritas na novel. Suas ilustrações são detalhadas, mas sem deixar a imagem sobrecarregada. Tem a leveza que geralmente são retratadas nos mangás shoujos e percebemos o cuidado que ela tem em manter uma uniformidade conforme os volumes vão avançando.

Yakumo

Minha tristeza é que a serialização do mangá infelizmente para antes de cobrir as novels lançadas até o momento. Muita história ainda a ser trabalhada, muitas respostas que infelizmente quem só conhece o mangá não vai ter acesso. Perdemos de ver o Yakumo se abrindo mais para seus amigos, aceitando cada vez mais seus sentimentos e entendendo a importância da Haruka na vida dele. Vamos perder o passado do homem de olhos vermelhos, as loucuras cometidas por Nanase Miyuki, as decisões malucas e sinceras de Gotou. 

Mesmo não tendo estes momentos, Psychic Detective Yakumo ainda é um mangá maravilhoso que une muito bem mistério, sobrenatural e romance e me ganhou desde o primeiro volume. Se vocês puderem ler não percam a chance.


Mangá:
Psychic Detective Yakumo
Autor da história original: Manabu Kaminaga 
Mangaká: Suzuka Oda
Volumes: 14 (finalizado no Japão e Brasil)
Editora brasileira: Panini
Conclusão do série no Brasil: 2017
Formato: 13x18cm

Nenhum comentário: