quarta-feira, 16 de agosto de 2017

RESENHA: Hotel Valhala - Guia dos Mundos Nórdicos

Muitos já ouviram falar do corajoso exército de Odin e dos grandiosos guerreiros vikings que vivem em Valhala, treinando dia e noite para lutar no Ragnarök… Porém poucos sabem que muitos desses guerreiros chegam ao Hotel Valhala sem a mínima ideia do que estão fazendo ali.
Para resolver esse problema, Hotel Valhala: Guia dos mundos nórdicos foi criado para oferecer todo o conhecimento de que um novo hóspede precisa para sobreviver durante a hospedagem eterna na pós-vida viking. Com dados essenciais, entrevistas exclusivas e muitas reflexões, o guia é um compêndio de informações sobre a personalidade de cada deus e deusa, sobre os seres míticos mais assustadores e as criaturas fantásticas mais incríveis dos nove mundos, tudo pensado para ajudar o guerreiro recém-chegado a começar o treinamento para o Ragnarök com o pé direito. 

Hotel Valhala fala da mitologia presente na série "Magnus Chase e os deuses de Asgard"de uma maneira mais dinâmica, e é super válido porque os mitos nórdicos não são tão conhecidos se comparados à outras mitologias. Para mim, sempre foram mais difíceis de serem entendidos, possivelmente porque os greco-romanos e egípcios são mais presentes na minha formação acadêmica e nas minhas leituras, portanto esse guia me ajudou de várias formas.

Sempre comento o quanto o Riordan consegue nos ensinar mitologia de forma tão leve e animada. Utilizando entrevistas, contos, depoimentos de filhos de deuses, ele nos informa sobre o surgimento dos nove mundos, sobre o parentesco entre deuses e o cada vez mais próximo Ragnarök. 

O bom humor característico dos livros do autor também é encontrado aqui. Em "Tempo livre demais nas mãos", o texto foi muito bem bolado, a começar pelo título. Como alguém que só tem a cabeça faz comparações com partes do corpo que ele não possui mais? A batalha de rap entre Frey e a Jacques é maravilhosa. O mais legal é que os contos enfatizam as características dos seres, como o aviso de Tyr sobre por a mão na boca de animais ou em objetos cortantes, uma clara referência a um fato ocorrido com o próprio deus. 

O guia contém ilustrações de alguns deuses e criaturas, muito bem elaborados, além do glossário presente em todos os livros do Rick Riordan. Para quem curte mitologia e quer saber mais sobre o mundo que Magnus Chase agora faz parte , Hotel Valhala é uma opção divertida.

Sobre o livro:
ISBN: 9788551002308 
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 160


Nenhum comentário: