domingo, 15 de abril de 2018

RESENHA: Sete minutos depois da meia-noite

Conor é um garoto de 13 anos e está com muitos problemas na vida. 
A mãe dele está muito doente, passando por tratamentos rigorosos. Os colegas da escola agem como se ele fosse invisível, exceto por Harry e seus amigos que o provocam diariamente. A avó de Conor, que não é como as outras avós, está chegando para uma longa estadia. E, além do pesadelo terrível que o faz acordar em desespero todas as noites, às 00h07 ele recebe a visita de um monstro que conta histórias sem sentido. 
O monstro vive na Terra há muito tempo, é grandioso e selvagem, mas Conor não teme a aparência dele. Na verdade, ele teme o que o monstro quer, uma coisa muito frágil e perigosa. O monstro quer a verdade. 
Baseado na ideia de Siobhan Dowd, Sete minutos depois da meia-noite é um livro em que fantasia e realidade se misturam. Ele nos fala dos sentimentos de perda, medo e solidão e também da coragem e da compaixão necessárias para ultrapassá-los.

Não sabia exatamente o que esperar do livro, apesar de saber que ele tratava de perda de uma maneira diferente. Achei, em certo momento, que por ser um livro infanto juvenil, não me cativaria ou não seria uma leitura interessante. Eu não contava com a habilidade do Patrick Ness.

Me sensibilizei com as tristezas pelas quais Connor estava lidando e fui entendendo o quanto ele tinha a temer. Para um adolescente que não se dá bem com a avó e tem uma relação distante com o pai, a mãe é seu porto seguro. Imagina perder isso?

Mas o Monstro aqui tem uma função singular. Suas histórias não são para inspirar, são para perceber, entender. E Connor precisa justamente disso: entendimento sobre a diferença entre pensamentos, ações e sentimentos. Aceitar que pensar em determinadas coisas não te torna ruim, só humano, em especial quando se passa por momentos tão difíceis. 

Nunca tinha lido nada do Patrick Ness, então foi uma grata surpresa. Por em prática uma ideia concebida por outra pessoa não deve ser fácil, principalmente porque a Siobhan Dowd faleceu antes de poder desenvolvê-la, porém ele conseguiu imprimir os sentimentos necessários à história.

E funcionou muito para mim. Quando terminei o livro estava chorando com uma mistura de tristeza e entendimento, e satisfeita pelo enredo certeiro nos questionamentos que levanta e na mensagem que passa. É uma bela forma de falar sobre um tema tão delicado e toca o leitor com sua narrativa simples. Gostei demais do livro e fiquei muito interessada em assistir o filme.

Sobre o livro:
ISBN: 9788581638249
Autor: Patrick Ness
Editora: Novo Conceito
Ano: 2016
Páginas: 160

Nenhum comentário: