sexta-feira, 15 de junho de 2018

RESENHA: Vejo Você No Espaço

Alex tem onze anos e adora o espaço sideral, foguetes, sua família e seu cachorro, Carl Sagan - uma homenagem a seu maior herói, o astrônomo autor de Cosmos e Pálido ponto azul. A missão de vida de Alex é enviar seu iPod dourado para o espaço, do mesmo jeito que Sagan (o cientista, não o cachorro) enviou os Discos de Ouro nas sondas Voyager, em 1977, com sons e imagens da Terra, a fim de mostrar aos extraterrestres como é a vida no nosso planeta. Por isso, Alex constrói um foguete. E por isso ele viaja do Colorado ao Novo México, de Las Vegas a Los Angeles, gravando tudo o que acontece pelo caminho. Ele encontra pessoas incríveis, gentis e interessantes, desencava segredos e descobre que, mesmo para um menino com uma mãe complicada e um irmão ausente, família pode significar algo bem maior do que se imagina.
Um livro tocante e delicioso sobre aprendermos a discernir realidade e aparências, Vejo Você No Espaço é uma lição de que família também se constrói e de que, com honestidade, força e amor, nos tornamos tão grandes quanto o próprio universo.

"Vejo você no espaço" é um livro que te dá uma impressão nos primeiros capítulos e quando você o termina tem uma visão completamente diferente da inicial. Comecei achando que seria um livro bem infantil e com assuntos pertinentes a idade, porém o autor vai além: ele trata de família, amizade, sinceridade e escolhas.

Os capítulos são chamados de gravações porque o Alex está gravando sons do cotidiano para enviar para o espaço. Nessa missão ele acaba gravando muito mais do que seu objetivo: ele capta suas experiências numa viagem que vai lhe rendendo muito mais que conhecidos com o mesmo hobby. São por essas gravações que entendemos suas escolhas e das pessoas que começam a interagir e se preocupar com ele. Nesse aspecto, destaco o Zed e a Terra. Personagens maravilhosos e que enxergam muito mais a fundo a situação do Alex.

Impossível não se sentir tocada pela inocência do Alex. Uma inocência cheia de sabedoria infantil e, ainda sim, tão madura para a idade de onze anos. Percebemos cedo que tem algo errado com sua família pelo que o próprio nos conta. Ele tem responsabilidades demais para uma criança e o irmão não somente está distante fisicamente, como também no âmbito emocional. A mãe não parece ser das mais responsáveis e só entendemos os motivos muito depois.

Um ponto que gostei muito foi ver como a jornada do Alex incentiva a busca por objetivos próprios e autoconhecimento de alguns personagens como Steve e Ronnie. Até mesmo a Terra começa a ver sua relação com a mãe de uma maneira mais carinhosa.

A narrativa se adapta bem a idade do Alex sem deixar de dar profundidade ao enredo, e o autor não nos entrega a história de bandeja: vai nos dando dicas, indícios e vamos criando nossas próprias teorias sobre a vida do Alex. Gostei demais do livro e de como Jack Cheng conseguiu tratar assuntos sérios de uma maneira leve. Ficarei a espera de mais livros do autor.

Sobre o livro:
ISBN: 9788551002674
Autor: Jack Cheng 
Editora: intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 288

Nenhum comentário: