segunda-feira, 16 de julho de 2018

RESENHA: Pequenos incêndios por toda parte

Um encontro entre duas famílias completamente diferentes vai afetar a vida de todos.
Em Shaker Heights tudo é planejado: da localização das escolas à cor usada na pintura das casas. E ninguém se identifica mais com esse espírito organizado do que Elena Richardson.
Mia Warren, uma artista solteira e enigmática, chega nessa bolha idílica com a filha adolescente e aluga uma casa que pertence aos Richardson. Em pouco tempo, as duas se tornam mais do que meras inquilinas: todos os quatro filhos da família Richardson se encantam com as novas moradoras de Shaker. Porém, Mia carrega um passado misterioso e um desprezo pelo status quo que ameaça desestruturar uma comunidade tão cuidadosamente ordenada.
Eleito nos Estados Unidos um dos melhores livros de 2017 por veículos como Entertainment Weekly, The Guardian e The Washington Post, Pequenos Incêndios Por Toda Parte explora o peso dos segredos, a natureza da arte e o perigo de acreditar que simplesmente seguir as regras vai evitar todos os desastres.

As relações familiares são com certeza o carro chefe do livro e suas ramificações só enriquecem o enredo. Acompanhamos a família Richardson, aparentemente perfeita, e suas particularidades, e a família de Mia, tão diferente deles em construção e valores, e os fatores que levaram aos acontecimentos do primeiro capítulo.

Todos os personagens são críveis e nos são apresentados com suas qualidades e defeitos. Vamos nos orgulhando e nos decepcionando (gostava tanto de você, Moody!) ao longo da história da mesma forma que o fazemos com as pessoas ao nosso redor. Talvez Mia seja a personagem que menos mude durante a história, mas descobrimos que ela passou por muita coisa até encontrarmos a adulta sábia que ela é.

Temos muito do passado dos personagens, em especial Elena e Mia, mesclado ao presente de modo a termos o entendimento completo de suas escolhas. Engraçado como ambas são fortes e determinadas da sua própria maneira, porém se diferem muito mais pela perspectiva pela qual encaram suas vidas.

Não foi uma leitura rápida para mim, apesar de gostar da narrativa da autora e dos capítulos subdivididos, a história me exigiu um pouco mais de cautela por conta das reflexões que a autora nos convida a fazer. São diversos assuntos como aborto, racismo, vida profissional, amadurecimento, e alguns deles foram bem inesperados, mas ainda sim, muito válidos. Lembrando que tudo isso é discutido dentro da realidade de uma sociedade criada para ser "perfeita". Imagina a quantidade de ações hipócritas que são descritas?

O título não poderia ser mais perfeito: não somente pelo acontecimento do primeiro capítulo, mas principalmente sobre os vários fatores que o desencadeia, já que é resultado de segredos, pequenas ações e mal entendidos. Parece óbvio falar, mas esse tipo de construção foi bem pensada e executada pela autora. A competência e talento de Celeste Ng deu sentido a tudo e fiquei muito satisfeita em conhecer sua narrativa. Ganhou uma admiradora.

Sobre o livro:
ISBN: 9788551003121
Autora: Celeste Ng 
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 416

Nenhum comentário: