quarta-feira, 1 de agosto de 2018

RESENHA: O labirinto de fogo (As provações de Apolo - Livro 03)

Apolo, o deus mais glorioso e belo que já existiu, causou a ira de Zeus e foi expulso do Olimpo. Ele foi parar na terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em Nova York. Agora, ele é Lester Papadopoulos, um mortal desajeitado e sem poderes divinos. Para reconquistar seu lugar ao lado do todo-poderoso, Apolo terá que libertar cinco oráculos desaparecidos.

Com a ajuda de alguns amigos semideuses, como Percy Jackson, Leo Valdez e a desbocada Meg McCaffrey, Apolo conseguiu sobreviver às duas primeiras provações de sua temporada terrena. Agora, ele vai ter que enfrentar mais um componente do triunvirato do mal formado por antigos imperadores romanos e deve descer até o Labirinto de Dédalo para impedir que o terceiro imperador destrua o próximo oráculo da lista.

Gente, onde eu estava que jurava ser uma trilogia? Comecei o livro super confiante que seria o último e quando vai chegando o final me dei conta que não era. Pois é, estou bastante atrasada né? Dito isso, essa terceira parte de "As provações de Apolo" nos reserva momentos bem tensos e tristes, mas muita diversão também. Então descobrir que tem mais dois livros foi um presente que pretendo aproveitar.

Como é costume do autor, os personagens vão crescendo, amadurecendo e fazendo escolhas mais difíceis e menos egoístas, o que diz muito quando se trata de Apolo. As comparações e questionamentos dele sobre a forma que os deuses tratam os semideuses são sempre minha parte favorita da série. Gosto especialmente das pequenas histórias sobre os deuses olimpianos que ele conta.

Também é interessante a maneira a qual os personagens das outras séries são inseridos. Sou fã dessas interações entre séries, embora entenda que seja difícil para quem não acompanhou "Percy Jackson e os Olimpianos" e "Os heróis do Olimpo" entender referências e aceitar a aparição dos personagens.

Eu tenho que dizer: nunca pensei que ia me chatear com a morte do personagem, mas me chateei. Nunca fui especialmente apegada a ele, mas não esperava que isso fosse realmente ocorrer e quando chega o final do livro e nada milagroso acontece, fiquei bem triste.

A velha fórmula de tempo curto para se cumprir um missão dá seu ar da graça, porém foi um pouco diferente: ela não se trata da missão final que vemos sempre, aconteceu antes e ainda tivemos bastante ação depois, para mim foi uma mudança positiva e consegue passar aquela adrenalina típica dos livros do Rick Riordan. Me diverti e emocionei, como não poderia ser diferente quando se trata do autor, e já estou a espera do quarto livro da série.

Sobre o livro:
ISBN: 9788551003312
Série: As provações de Apolo
Volume: 03
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2018
Páginas: 368

Nenhum comentário: