terça-feira, 16 de julho de 2019

RESENHA: A Luva de Cobre (Magisterium - Livro 02)

Nesta fantasia urbana, um universo de magia coexiste com nosso mundo.
Um universo repleto de intrigas, onde crianças aprimoram seus poderes em uma escola de magia chamada Magisterium, com Mestres que temem a volta do mago mais poderoso, e ambicioso, de todos os tempos, o Inimigo da Morte. Nesse volume, o aprendiz de mago Callum Hunt precisa encontrar uma antiga arma mágica roubada do Magisterium. A luva de cobre é capaz de arrancar a magia de uma pessoa e destruí-la completamente. Ao mesmo tempo, ele tem de decidir se conta aos amigos que, dentro dele, vive a alma do Inimigo da Morte, apenas à espera do momento perfeito para retomar sua escalada pelo poder.

Faz bastante tempo que li o primeiro volume da série e demorei a me situar nos acontecimentos. Claro, algumas das características e situações ainda estavam na minha memória, porém outras sumiram completamente. Minha sorte é que "A luva de cobre" foi contando as novas aventuras de Callum enquanto dava informações de "O desafio de ferro".

Os questionamentos de Call, sua preocupação em não se tornar a pessoa que ele menos quer, é o que o torna tão crível. Seus esforços passam por várias fases desde lidar com seus próprios pensamentos, com as atitudes do pai e da própria sociedade. Porém ele não está sozinho nessa busca. Aaron também parece buscar seu lugar, transitando entre a amizade sólida de Tamara e Callum com suas novas responsabilidades e a visibilidade que vem com elas. A união da personalidade deles com a confiança e lealdade de Tamara nos presenteia com uma dinâmica divertida e que nos dá a impressão de completude. 

Também há espaço nesse livro para voltar a eterna questão do destino. Callum, desde que soube mais do passado da sua família, briga com fatores que considera impossíveis de transpor, mas em nenhum momento ele desiste de mudar isso. Pode até mesmo pensar, ter vontade de ceder, mas sempre ressurge sua resolução de transformar seu destino. As autoras mostram bastante o contraponto entre sua decisões e as de Aaron. Este aceita o que se tornou e tenta corresponder as expectativas, porém a vivência dele e de Call mostram diferenças que espelham em suas personalidades. Às vezes de forma ruim, em outras só fortifica as boas intensões. Me agrada demais com isso é exposto, sem dar razão para um deles em especial, só mostrando como as coisas são, como podem afetar a amizade deles e, consequentemente, seus destinos. 

Sendo leitora assídua da Cassie, estou sempre pronta para reviravoltas poderosas, intrigas pesadas, mortes eminentes... Não é que sua essência esteja ausente, mas, por ser um livro para uma faixa etária diferente, sua presença é bem mais leve, ainda que isso não estrange o enredo. Ela e a Holly Black sabem criar a quantidade certa de curiosidade, diversão e mistério, dando aos personagens carisma suficiente para nos apegarmos e torcemos por eles. Por esse motivo já comecei o terceiro da série.

Sobre o livro:
ISBN: 9788501105806 
Série: Magisterium
Volume: 02
Autoras: Cassandra Clare e Holly Black
Editora: Galera Junior
Ano: 2015
Páginas: 304

Sobre a série:
02. A luva de cobre
03. A chave de bronze
04. A máscara de prata
05. A torre de ouro

Nenhum comentário: