terça-feira, 2 de julho de 2019

RESENHA: Mundo em caos (Mundo em caos - Livro 01)

Em um mundo pós-apocalíptico, uma infecção rara e perigosa causou o inimaginável: a morte de todas as mulheres. O mesmo germe fez com que os pensamentos dos homens se tornassem audíveis, e agora o caótico Ruído está por toda parte. É impossível guardar segredos no Novo Mundo.
Todd Hewitt é o único garoto entre os homens da cidade de Prentisstown, e mal pode esperar para se tornar um deles. No entanto, o lugar esconde algo grave, capaz de mudar o futuro de Todd e do Novo Mundo para sempre. A apenas um mês de se tornar homem, um segredo impensável é revelado, e ele se vê forçado a fugir antes que seja tarde demais. Acompanhado por seu fiel escudeiro, o cachorro Manchee, ele empreende uma jornada repleta de perigos e se depara com uma criatura estranha e silenciosa: uma garota. Mas quem é ela? E por que não foi morta pelo germe como todas as mulheres?
Publicado em mais de trinta países, Mundo em caos é o primeiro volume de uma distopia perturbadora sobre os laços que forjamos em situações extremas e traz à tona a infinita insensatez humana diante das diferenças. A adaptação cinematográfica da obra terá Tom Holland e Daisy Ridley como protagonistas. A Intrínseca relança em uma edição especial, com tradução inédita e um conto extra, a série que consagrou Patrick Ness como um dos maiores nomes da literatura jovem. 

Ainda em choque com tudo que encontrei nesse livro. Principalmente pela forma que termina. Como é que o Patrick Ness faz isso comigo? Como? Bem, mas me deixa voltar para o começo! Escolher esse livro foi culpa única e exclusivamente do autor porque li "O chamado do monstro" e, além de chorar muito, adorei a maneira que a mensagem é passada através da abordagem que ele escolheu. Então fui com muita sede ao pote e fui bem servida, obrigada!

A crítica social é nítida. Desde o motivo para Prentisstown existir até a maneira como a sociedade nela funciona, é um paralelo sobre nossa realidade. Para o autor, Prenstisstown é mais que uma cidade, é um exemplo de um mundo onde o conhecimento foi deixado de lado e somente importa a "verdade" passada pelos moradores que, agora, são compostos somente de homens. O dia a dia deles se resume a fazer a cidade funcionar, e seus comportamentos não tem muito filtro: geralmente agressivos e com ideias ligadas a religiosidade e ordem, sem espaço para auto entendimento. A ausência das mulheres dá a impressão que elas (suas ações) seriam o equilíbrio que falta para um funcionamento mais coeso e para a busca da individualidade tão comprometida pelo ruído. 

Todd nos guia no funcionamento dessa sociedade e vemos como o ruído transformou a vivência de todos e, logo nos primeiros capítulos, entendemos que essa mudança não foi para a melhor. É a partir disso que o autor vai mostrando que nem sempre a primeira informação que recebemos é a verdadeira, que precisamos buscar por mais conhecimento e como conhecer o passado pode ajudar a evitar o mesmo erro no futuro (história, pessoal, vamos estudar história!).

Todd aprende a lição quando a garota misteriosa entra na sua vida. Ela tem uma bagagem mais sólida que a dele, então acompanhamos as reflexões dela e entendemos, aos poucos, porque parece tudo tão errado no Novo Mundo. A dinâmica entre os dois e os obstáculos que enfrentam só reforçam a ligação que o autor faz com nossa sociedade e está presente em todos os níveis, às vezes de forma mais discreta, outras vezes descaradamente. 

Os protagonistas não tem um minuto de sossego e, consequentemente, o leitor também. É tanta reviravolta, tanta informação (e também a falta dela, o Todd que o diga!) que largar o livro fica difícil. O Patrick Ness tem talento de sobra e sabe como tornar seu enredo convidativo, interessante e ainda nos fazer refletir sobre nossa realidade e escolhas. Imagina tudo isso aliado ao trabalho gráfico lindo que a equipe da Intrínseca fez nesta edição? Não creio que teria entendido como o "ruído" funciona sem "ver", e o que falar das paginas com as laterais em vermelho? Ficou realmente lindo e só me deixou mais ansiosa para reencontrar o Todd no próximo volume. 

Um pouquinho do ruído para vocês

Sobre o livro:
ISBN: 9788551004500 
Série: Mundo em caos
Volume: 01
Autor: Patrick Ness
Editora: Intrínseca
Ano: 2019
Páginas: 480

Nenhum comentário: