terça-feira, 2 de novembro de 2021

RESENHA: Lendários (Lendários - Livro 01)

Um dos livros mais aguardados do ano, Lendários é uma fantasia apaixonante que une magia, mistério e sociedades secretas, trazendo um novo olhar sobre as lendas do rei Arthur.
Partir parecia a fuga perfeita para Bree Matthews. Na verdade, a única fuga possível. Após perder a mãe, tudo que a menina de dezesseis anos quer é se manter longe das lembranças e das palavras carregadas de ressentimento na última discussão que tiveram. Por isso, Bree decide entrar em um programa da Universidade da Carolina do Norte para estudantes de excelência acadêmica. Um novo começo, distante da pessoa que ela era antes de tudo desmoronar. Mas então, em seu primeiro dia no novo lar, Bree vê um demônio, e essa descoberta aterrorizante a conduzirá até os Lendários, membros de uma ordem secreta formada por descendentes dos cavaleiros da Távola Redonda do rei Arthur, jovens responsáveis por caçar e destruir essas criaturas demoníacas e proteger a humanidade. Aos poucos, entre memórias enevoadas, ela percebe que não é a primeira vez que se depara com os Lendários, e que esse reencontro pode não ser mera coincidência. Com a ajuda de Nick, um ex-membro que quer distância da Ordem, Bree se infiltra nesse mundo de magia, privilégios e segredos para descobrir o que realmente aconteceu em seu passado. Ela só não contava que precisaria lidar com a desconfiança de um feiticeiro misterioso e com uma verdade avassaladora: os Lendários não são os únicos com o dom da magia. Dentro de Bree há uma força ancestral que ela ainda não consegue entender, mas que pode ser decisiva quando Camlann, a guerra final entre magos e demônios, chegar. Resta a Bree decidir se usará essa força para se unir à luta da Ordem ou para destruí-la de vez.
Lendários é a estreia arrebatadora e premiada de Tracy Deonn, o primeiro volume de uma fantasia eletrizante e sensível sobre a jornada de uma jovem para entender a origem de suas dores e de seus poderes. Com uma narrativa poderosa e personagens marcantes, o livro figurou por semanas na lista de best-sellers do The New York Times, foi indicado ao Hugo Awards, um dos prêmios mais importantes de fantasia, e recebeu, entre outros, o Coretta Scott King-John Steptoe Award para Novos Talentos, concedido a livros jovens e adultos escritos por pessoas negras.

Desde o anúncio do lançamento de Lendários no Brasil estou curiosa sobre ele. Gosto de histórias que envolvem a Távola Redonda e imagino ser impossível alguém não ter visto algum filme ou lido livros que remete a ela, assim como tenho certeza de não ter cruzado com nenhuma como Lendários.

Resgatar a Távola Redonda e a lenda do rei Arthur foi incrível e as explicações para ela existir hoje em dia foi muito bem estruturada, enlaça as informações que temos devido a outros livros com a parte mágica proposta pela autora. Então, mesmo achando um tanto confuso no início a relação de pajens, vassalos, escudeiro e cavaleiro, consegui aproveitar a dinâmica proporcionada por essa organização conforme Bree a entendia.

Um ponto fortíssimo em minha opinião é o desenvolvimento de personagens. A Bree que encontramos na primeira parte difere bastante da última, respeitando toda sua trajetória, mesmo que só se passe cerca de duas a três semanas no livro. Também mudamos muito de opinião quanto boa parte dos Lendários, sendo William, Nick, Sel e Greer os que mais me impactaram e os que, junto a Alice, renderam os diálogos mais interessantes.

Tracy também dá importância a representatividade LGBTQIA+ não somente em personagens secundários, como também entre os principais (prevejo um triângulo amoroso muito interessante). Não sei como é na versão em inglês, mas na brasileira foi usada a linguagem neutra sempre que se referia a um personagem não-binare.

Tratar do luto como a autora faz me tocou muito. Esse sentimento de vazio, confusão, raiva e dor é comum para todos que passam pela separação abrupta de alguém que amam e consigo entender porquê a Bree se comporta dessa forma e busca tanto algo para culpar. As explicações da autora nas notas fazem todo o sentido e ela fez essa exposição de sentimentos maravilhosamente bem, além de ser muito responsável como ela aborda o assunto.

Entre toda a fantasia, aventura e suspense, a autora não deixa de citar todas as facetas do racismo. Bree está adentrando um mundo que a trata igual a vida comum, repete as grandes e micro agressões cotidianas e está sediada num estado historicamente ligado a escravidão. Tracy Deonn expõe com mais ênfase em alguns momentos, mas essa questão permeia todo o livro e é um grande fator de definição dentro da ordem e em tudo que vai se desenrolar com as descobertas de Bree.

Gosto muito da autora ter mesclado a fantasia com passagens históricas da Carolina do Sul e também a importância que ela dá a ancestralidade das pessoas, de saber de onde veio e como isso influência nosso entendimento de mundo. No geral, a população negra não consegue saber muito além dos bisavós e mais uma vez a autora consegue exemplificar isso muito bem.

Acho que deu para perceber que amei o livro. A escrita da Tracy Deonn é fluída, descreve muito bem cenas de ação e adorei tudo relacionado a magia e suas definições. Ela me deixou impactada em diversos momentos e nem sei como definir meus sentimentos sobre os capítulos finais. Só espero que não demore a ter o segundo livro no Brasil.

Sobre o livro:
ISBN: 9786555602807
Série: Lendários
Volume: 01
Autora: Tracy Deonn
Tradução: Jin Anotsu
Editora: Intrínseca
Ano: 2021
Páginas: 592



Nenhum comentário: