sexta-feira, 12 de novembro de 2021

RESENHA: Sula

Trágico, sensual e cheio de vigor, Sula é um impactante relato sobre a amizade entre duas mulheres e a pressão que a sociedade exerce sobre o desejo feminino. Uma das principais obras da ganhadora do prêmio Nobel de literatura, este segundo romance de Toni Morrison é obra inescapável da literatura mundial.
Quando meninas, Nel e Sula compartilharam segredos e sonhos no pobre meio-oeste dos Estados Unidos. Mas então Sula fugiu para viver seus sonhos e Nel se casou. Dez anos depois, Sula retorna e ninguém, muito menos Nel, confia nela. Como é possível voltar a se conectar com um passado que carrega tanta mágoa e um segredo tão profundo?
Vista como pária pelas pessoas que se ressentem de sua força, Sula é uma mulher intransigente, uma força rebelde que desafia a pequenez de um mundo que tenta controlá-la. Ao contar essa história, Toni Morrison explora, com a habilidade literária que lhe é característica, o papel do medo em nossas vidas.
Publicado depois do aclamado O olho mais azul, Sula faz da amizade de duas crianças negras em Ohio a janela para uma reflexão profunda sobre o poder que o passado exerce no ser humano.
"Em Sula, Morrison reescreve o próprio ato da escrita – fazendo com que pareça um novo fenômeno, um segredo desvendado e dado ao leitor de presente, através de frases vívidas como seres humanos." – The Los Angeles Times
"Extravagantemente belo e dolorosamente vivo. Um uivo de amor e raiva, lúdico e engraçado, mas também duro e amargo." – The New York Times

Sula é o segundo livro da Toni Morrison que leio e já posso dizer que ela nunca traz histórias leves, mesmo quando o enredo se mostra despretensioso. Comecei a ler Sula esperando me deparar com um enredo forte e que me fizesse refletir, e foi exatamente o que ocorreu.

A autora se preocupa em construir não somente as características dos personagens, como também o plano de fundo, o lugar, as peculiaridades do Fundão, bairro de Medalion, e como a sociedade se desenvolveu nele. Esse aspecto se desenvolve principalmente na primeira parte do livro, momento que vemos Sula e Nel se aproximarem.

De início me tocou muito a relação de amizade entre as duas. O companheirismo delas é puro, genuíno e do tipo que deixa cada uma delas ser livre para ser elas mesmas, contrariando as vivências de ambas nas suas respectivas famílias, seja a mais tradicional da Nel ou a disfuncional da Sula. Elas pareciam despertar o melhor uma da outra e cada interação só reforçava esse aspecto.

O livro é, principalmente, sobre mulheres e liberdade, os julgamentos morais que são vítimas por serem figuras femininas não comuns dentro do pensamento da sociedade da década de 20, do que se esperava (e ainda se espera) delas e as consequências de não viver de acordo com essas expectativas. Em três gerações da mesma família - Eva, Hanna e Sula - o machismo e preconceito encontram vítimas, embora elas não se dobrem frente ao pensamento alheio, em especial Sula. Ela parece não somente desprezar a opinião dos outros, ela enfrenta e provoca aqueles que a condenam.

Esse enfrentamento, muito presente na segunda parte do livro, onde Sula já é uma adulta, encontra seu oposto na antiga amiga Nel, e no lugar da interação compreensível, vem a oposição. Nesse contexto, Toni Morisson nos faz ver a dificuldade de se libertar das amarras sociais e da própria hipocrisia.

O amor materno é um dos temas presentes. Temos a maternidade guerreira, a que toma decisões difíceis (e polêmicas), a despreocupada, a que é despertada por questões externas... A contraposição entre elas é abordada durante todo o livro mesmo que em alguns momentos não seja diretamente. Para mim, foi reforçado o caráter de crítica social com base no papel da mulher na sociedade e me fazia ler sempre com uma sensação de injustiça ou de revolta ao notar como a construção social tende a nos obrigar a pôr os indivíduos em caixinhas onde somente se pode agir como o pré-determinado para eles.

Pela escrita forte, profunda e com temas necessários, Toni Morrison tem me ganhado a cada escrito seu que leio, principalmente quando sinto o desconforto de ver repetições de determinadas ações dos personagens no meu dia a dia. E é por isso que sempre vou ler e indicar suas obras.

Sobre o livro:
ISBN: 9786559213238
Autora: Toni Morrison
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2021
Páginas: 176



Nenhum comentário: