quinta-feira, 2 de junho de 2022

RESENHA: Sobre a Terra somos belos por um instante

Sucesso de público e aclamado pela crítica nos Estados Unidos o romance de estreia do poeta Ocean Vuong é um retrato devastador de uma família, um primeiro amor e o poder redentor da narrativa. Sobre a terra somos belos por um instante é uma carta de um filho para uma mãe que não sabe ler. Escrita quando o palestrante, Little Dog, está com quase 30 anos, a carta desenterra uma história de família que começou antes dele nascer e morar nos Estados Unidos - uma história cujo epicentro está enraizado no Vietnã - e serve como uma porta de entrada para partes de sua vida que sua mãe, que carrega cicatrizes da guerra, nunca teve conhecimento, com direito a uma revelação inesquecível. Ao mesmo tempo um testemunho do amor intenso e inegável entre uma mãe solteira e seu filho, é também uma exploração brutalmente honesta sobre raça, classe e masculinidade. Com surpreendente urgência e graça, Ocean Vuong escreve sobre pessoas presas entre mundos díspares e pergunta como podemos curar e resgatar uns aos outros sem abandonar quem somos.

Me chamou a atenção primeiramente o título do livro. Achei tão poético e ele me fazia imaginar um livro com reflexões profundas e uma história forte. E acontece dessa forma, terminei a leitura muito tocada pelos personagens, pesquisei sobre fatos e passei um tempo tentando digerir tudo que li.

Ocean trata das cicatrizes deixadas pela guerra do Vietnã mesmo anos após o seu fim. O relacionamento entre a mãe e o Cachorrinho (Little Dog) é cheio de momentos de cuidado e violência devido aos traumas sofridos por ela e pela avó dele, então o amor dela é difícil de entender e aceitar, pois inflige ao filho muitas dores. O autor consegue passar todas as contradições e a confusão deste relacionamento, e confesso que sentia uma misto de raiva e pena, além de empatia pelos dois.

Misturado a isso tem toda a problemática de viver em um país novo como imigrante e onde inicialmente nenhum deles fala a língua ou conhece os costumes. Muitas situações de preconceito são descritas e Cachorrinho é um dos principais alvos dentro da família. Ele também acaba sendo o porta voz da família enquanto cresce, assumindo algumas responsabilidades grandes demais para alguém da idade dele.

A narrativa não é linear, ora trata do passado da mãe e da avó de Cachorrinho, ora falava da própria adolescência dele e também do caminho percorrido por ele até chegar nos dias atuais. Dentro dessa construção o autor tem o cuidado de pontuar a descoberta da sexualidade, experiências com drogas, primeiros trabalhos e perdas sofridas pelo protagonista. Tudo crível e bem trabalhado, com toda a complexidade e simplicidade que cada acontecimento pede, inclusive fazendo críticas sociais necessárias.

A escrita é poética, cheia de metáforas e alusões a situações passadas pelo protagonista. Isso pode tornar a leitura um pouco mais difícil, mas não consigo imaginar o enredo contado de outra forma. Acho que a linguagem do Ocean torna os acontecimentos mais fortes, mais marcantes e me fez entender porque cada ocorrência teve uma impressão tão forte em Cachorrinho. Amei a leitura e quero muito ler o livro de poemas do autor.

Sobre o livro:
ISBN: 9786555320039
Autor: Ocean Voung
Tradução: Rogério W. Galindo
Editora: Rocco
Ano: 2021
Páginas: 224

Nenhum comentário: