segunda-feira, 17 de outubro de 2022

MANGÁ - Primeiro volume: Nausicaä do Vale do Vento


Sinopse oficial: Nausicaä do Vale do Vento (1984) conta a história de Nausicaä, a princesa do Vale do Vento que se envolve com uma guerra num mundo pós-apocalíptico para tentar salvar a humanidade ameaçada pela destruição do meio ambiente.Fonte: JBC
A poluição tomou conta do mundo. As águas, o ar e as florestas foram contaminados por causa do crescimento da industrialização. É nesse mundo caótico, onde até mesmo o ar é venenoso, e sem esperança que Nausicaä do Vale do Vento enfrentará uma jornada que decidirá o futuro da humanidade. Fonte: Amazon

Mangaká: Hayao Miyazaki é mangaká e um dos produtores de animações mais icônicos do Japão. Co-fundador do Studio Ghibli, Miyazaki construiu sua carreira no mundo das animações em meados dos anos 60 e desde então ele vem trabalhando na criação de mangás e animes, desenhando e produzindo. Um de seus trabalhos mais conhecidos mundialmente é A Viagem de Chihiro (Spirit Away) que recebeu o Oscar de Melhor Animação em 2001. Fonte: JBC

Nausicaä

Comentários: Apesar de Nausicaä ser uma trama bastante conhecida, eu tinha mais guardada na mente as imagens da animação, então o enredo foi um boa surpresa para mim. Fiquei muito interessada na existência do Mar Podre e como as criaturas que nele vivem parecem ter uma ligação com nossa protagonista. Acho interessante também como sua existência é uma crítica a sociedade consumista e hiper industrializada e suas consequências, e como isso de alguma forma alimenta uma guerra ainda mais injusta. Algumas cenas são super pesadas e me fazem pensar o quanto foi e ainda é comum (tomando as devidas proporções) que algo do tipo aconteça. Gosto principalmente da protagonista ser uma personagem feminina cheia de habilidades ao mesmo tempo que precisa amadurecer em alguns pontos que provavelmente serão trabalhados no próximo volume. 

Nausicaä

Personagem que mais gostei: Tem como não ser a Nausicaä? Tudo nela é interessante: a personalidade, as habilidades, a empatia e a coragem. Creio que ainda vai mostrar muito mais conforme ganha mais experiência.

Poster que vem com o mangá

Personagem que menos gostei: Não tem. Acho que a situação toda é triste, cheia de nuances e obviamente muitas situações inadmissíveis, afinal se trata de uma guerra. Então teve mais situações que achava triste ou incômodas do que personagens que não me agradaram.

Princesa Kushana

Personagem que vai surpreender: Asbel promete ser um personagem que vai mudar bastante ao longo da trama. Nesse primeiro volume ele tem ações ruins e questionáveis em alguns momentos, ao mesmo tempo que não parece realizá-las por motivos fúteis. Seu encontro com Nausicaä vai render, imagino. Outra que parece ser bem mais do que aparentou foi a Princesa Kushana. O primeiro contato é hostil, entretanto ao passar as páginas conhecemos um pouco mais dela e algumas ações me deixaram bem interessada no próximos passos dela.  

Mar Podre

Arte: Como é rica a arte de Hayao Miyazaki. A todo momento me deparava com detalhes e profundidade em quadros que já tinha visto. A criação dos seres que habitam o Mar Podre é maravilhosa, muito criativo e, como tudo no mangá, muito detalhado. Ele consegue preencher muito bem as páginas, dando sensação de movimento, não perdendo a continuidade e sem deixar a qualidade cair. Fiquei encantada.

Ohmu, criatura que vive no Mar Podre

Sobre a edição: O tamanho do mangá é maior do que eu esperava, com certeza. Porém se adequa a arte e imagino que um formato menor não faria jus aos detalhes dados pelo mangaká. Gostei muito da capa, adorei o poster que veio, pretendo até mandar fazer um quadro. Tem outro poster muito bonito dentro da edição e gostei bastante da escolha do papel. 

Mapa

Expectativas: Depois desse primeiro volume tão poderoso, eu só consigo imaginar que o resto do enredo vai me deixar ainda mais animada e espero que ainda me surpreenda muito, pois tem muito plot que pode ser trabalhado. Desde a existência do Mar Podre, sua função e como os seres que nele vivem podem dar uma pista sobre as mudanças que estão por vir. Ansiosa pelo volume 2.

Informações sobre o mangá:
Mangá: Nausicaä do Vale do Vento
Mangaká: Hayao Miyazaki
ISBN: 9786555942521
Editora: JBC
Ano de relançamento no Brasil: 2022
Volumes: concluído no Japão com 07 volumes
Valor: R$ 49,90
Formato: 18,2 x 25,6 cm
Páginas: 136
Periodicidade: Indefinida
Classificação etária: 14 anos

Nenhum comentário: