sábado, 9 de setembro de 2023

RESENHA: Tress, A Garota do Mar Esmeralda (Projeto Secreto #1)

Primeiro, é o seguinte: você precisa compreender que essa é uma história sobre pessoas que são tanto o que parecem ser quanto o que não parecem ser. Simultaneamente. Uma história de contradições. Em outras palavras, é uma história sobre seres humanos.
Em Tress, a garota do Mar Esmeralda, Brandon Sanderson, autor best-seller nº 1 do New York Times, expande o universo Cosmere de O caminho dos reis e da saga Mistborn com uma nova história singular, que é, também, uma excelente introdução à sua magnífica obra.
A única vida que Tress conhecia na ilha onde nasceu, em meio a um oceano verde esmeralda, era simples, com prazeres mundanos como colecionar copos trazidos por marinheiros de terras distantes e ouvir as histórias contadas por seu amigo Charlie.
Porém, quando o pai de Charlie o leva em uma viagem para encontrar uma noiva e um desastre acontece, Tress precisa se esconder em um navio e procurar a Feiticeira do mortal Mar da Meia-Noite.
Sobre as águas sombrias, repletas de esporos e piratas, será que Tress vai conseguir deixar sua vida simples para trás e conquistar seu espaço num oceano em que uma única gota pode significar a própria morte?

Então chegou minha vez de ler Brandon Sanderson e escolhi uma leitura mais branda dele segundo os comentários que eu li. Creio ter sido uma escolha acertada e me vi muito engajada na jornada de Tress.

Tress começa tão simples e me deixou um tanto desarmada pela personagem que ela parecia ser no início, porém definitivamente não é a mesma no final. Não somente ela passa a acreditar em si mesma como também eu o fiz. Ela entende que pode e é muito mais, tem muito mais coragem e determinação e se entende ainda mais conforme seus desafios se fazem presentes. Não a entendi como um escolhida, e sim como alguém que escolhe combater os próprios medos. Amei isso.

Além de Tress, os outros personagens tem características e presenças importantes, além de ser gostoso de acompanhar as qualidades e limitações de cada um. Charlie tem uma origem nobre e uma personalidade tranquila e simples, Huck se mostra ainda mais profundo durante o livro, Salay tem determinação e força, Ann é desajeitada e forte, Crow é a típica vilã inteligente que subestima o outros. Fort foi um dos meus preferidos, ele é justo, esperto, leal e gostei do autor o ter feito surdo, agregou muito em sua construção.

Falando em construção, tudo sobre os esporos foi interessante e se mantém coerente do começo ao fim. Fico imaginando o quanto seria perigoso viver em lugares assim, onde uma gota de água poderia começar um desastre ao mesmo tempo como as cores desses esporos devem ser de uma beleza mortal. É uma forma interessante de construir um mundo e vemos os exemplos perfeitos dos riscos e das situações que ele reserva.

Falar dos esporos me faz querer comentar a edição: linda demais! As cores das numerações dos capítulos, assim como as das páginas e alguns outros detalhes delas mudam conforme nossos corajosos personagens seguem em sua jornada. Isso serve também para as divisões das partes do livro. As ilustrações do Howard Lyon são belíssimas e nos ajudam a entender a aparência dos esporos. A capa é um show a parte e eu amei cada detalhe. O livro só peca na revisão: tinha mais erros que o comum e espero que a editora reveja em futuras edições.

A leitura fluiu muito bem, a narração não é nada tediosa e colocar um personagem como o Void, tão presente em todo o universo da Cosmere pelo que percebi, responsável por ela foi uma ótima jogada. Ele não somente narra, como interage com o leitor e me deixou ainda mais curiosa sobre os outros enredos do Sanderson nesse mundo. Não achei uma leitura surpreendente, acertei várias decisões que o autor tomou, mas recomendo muito porque isso não atrapalhou em nada minha experiência e é uma trama deliciosa para amantes de fantasia ou aqueles que querem se aventurar por esse gênero.

Sobre o livro:
ISBN:9786589132943
Autor: Brandon Sanderson
Tradução: Pedro Ribeiro
Editora: Trama
Ano: 2023
Páginas: 440

Nenhum comentário: