domingo, 19 de novembro de 2023

RESENHA: Um favorzinho do vizinho

E se você se apaixonasse pelo seu autor favorito, mesmo sem nunca ter visto o rosto dele? E se — ainda sem saber sua identidade — ele se tornasse seu vizinho? Um favorzinho do vizinho é uma história envolvente e divertida sobre autoconfiança e se permitir ser amado.
Lily Greene acredita ter muitos motivos para se sentir fracassada: detesta seu trabalho, nunca consegue o emprego dos sonhos e vai a encontros com caras insuportáveis. Desanimada, Lily envia um e-mail para seu autor de fantasia favorito, N. R. Strickland, sem esperança de ser notada... até que ele responde. Da troca de e-mails nasce uma conexão íntima, porém, sem nenhuma explicação, Strickland simplesmente deixa de responder.
Com o coração partido por alguém que nunca viu, Lily decide mudar o rumo de sua vida. Para começar, ela precisa de um acompanhante para o casamento de uma de suas irmãs. E tem certeza de que a pessoa perfeita para ajudá-la na missão é Nick Brown, o vizinho gato, simpático e ótimo conselheiro — e por quem ela sente uma atração inegável. Contudo, após conversar com a tímida vizinha, Nick percebe que os dois já se conheceram antes, porque ele... bom, ele é N. R. Strickland.
Dividido entre a atração que sente pela vizinha e o impulso de se afastar, Nick aceita ajudá-la. Mas esse favorzinho do vizinho pode ser o mais complicado de todos — sobretudo porque Nick não consegue tirar Lily da cabeça.
Lily e Nick vão descobrir que o amor pode estar mais perto do que imaginam. Mas serão capazes de deixar as inseguranças de lado?

Eu amo quando pego um livro sem expectativa alguma e ele me rende momentos divertidos, leves e sentimentais mesmo quando algumas questões mais sérias são abordadas. Um favorzinho do vizinho foi assim para mim.

Primeira coisa que me ganhou foi o fato de termos uma editora e um escritor como protagonistas. Amante de livro como sou, adoro quando profissões ligadas a sua publicação são citadas e tenham papel importante na trama. As conversas da Lily e do Nick sobre livros eram as melhores, cheios de referências, citação de obras e autores que fui pesquisando conforme lia de tão curiosa que fiquei.

O círculo de amizade do Nick e da Lily é muito divertido e reserva conversas ótimas de se acompanhar. Nick tem uma amiga idosa maravilhosa e um amigo gay fantástico, assim como Lily tem ótimas irmãs, mesmo quando são muito intrometidas.

Não vou dizer que a trama é nova, porque não é. Mas que felicidade ver um plot clichê com personagens pretos! Sem grandes problemáticas sobre o tom da pele, embora seja citado, com foco nos problemas profissionais e familiares, um romance com cenas usualmente encontradas em livros com protagonistas brancos e negadas para protagonistas negros.

Dos pontos ruins, creio que seria enriquecedor ter mais profundidade sobre a relação do Nick e os pais, visto como tudo é tão tóxico. São camadas que poderiam agregar bastante ao personagem e dariam ainda mais embasamento para algumas atitudes dele. Outro assunto que eu gostaria muito de ter visto mais se refere ao trabalho da Lily e também sobre a pressão social que ela sente. São coisas essenciais para a personagem, deveriam ter mais conversas e situações que explorassem esse lado dela.

No mais, foi gostoso de ler, rápido, o tipo de leitura que eu gosto de fazer quando preciso de algo para me distrair, dar risada e suspirar. Espero que a autora lance livros sobre as duas irmãs da Lily.

Sobre o livro:
ISBN: 9786559241842
Autora: Kristina Forest
Tradução: Dandara Morena 
Editora: Verus
Ano: 2023
Páginas: 336

Um comentário:

  1. Obrigado pela sua dedicação em fornecer conteúdo de qualidade. É realmente apreciado.

    ResponderExcluir