domingo, 28 de janeiro de 2024

Lemos na Fábrica: Novembro 2023

 Tentando ainda colocar em dia os posts atrasados do ano passado, cheguei para falar um pouco dos livros lidos, embora a maioria já tenha citada no #BingoLitNegra. 


"Histórias de leves enganos e parecenças", Conceição Evaristo: Primeira leitura do #BingoLitNegra realizada e comecei muito bem. Não que tivesse alguma dúvida, Conceição Evaristo é sinônimo de histórias fortes, cheias de ancestralidade e que fala muito das dores das mulheres negras e Histórias de leves enganos e parecenças despertou muitos sentimentos e reflexões. Resenha aqui.


"O mundo se despedaça", Chinua Achebe: Grande nome da literatura nigeriana, o autor expõe tradições do povo igbo, além da chegada do colonizadores com novas crenças e ações. Pensar nas práticas antigas irremediavelmente nos faz comparar com nossa realidade e acatar mudanças que os colonizadores fizeram, mas será que mudar alguns pontos da tradição é desculpa suficiente para uma ocupação? É um livro difícil não pela linguagem, mas pelas questões levantadas, as escolhas que precisam ser feitas e a forma que tudo acontece.


"Nunca vi a chuva", Stefano Volp: A releitura do livro do Volp seguiu com a mesma emoção da primeira vez que li, ainda na versão independente. Gosto como os gêmeso são tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo, assim como gosto da forma que o autor os descreve. Volp não tem pena do leitor e é bem direto sobre como as pessoas são diante de PCDs e pessoas pretas, e ainda aborda questões necessárias sobre saúde mental.


"Quando te deixei", Yana Sofia: Yana aborda muitas questões pertinentes à idade dos personagens, como estudos, relacionamentos e família. Tem preocupação de mostrar que alguns comportamentos não são aceitáveis e que existem muitas variantes que impactam diretamente na vida. Meu porém com o enredo é que ele precisa de uma revisão para acertar e bater alguns acontecimentos, os tornando mais profundos e melhor expostos. 


"Feliz ano novo, Hanna (Clube da Caixa Preta #39)", Dorothy West: Feliz ano novo, Hanna trouxe um versão mais melancólica das festas de fim de ano. Toda a falta de esperança que ela sente, a aversão ao marido unida a falta de entendimento dos dois só pioram o estado de espírito dela. Conforme as horas passam tudo parece piorar até chegar numa notícia que não representa o que deveria. Curto bastante quando os contos do Clube da Caixa Preta nos oferece esse tipo de experiência onde o estilo de escrita é diferente do que estamos acostumados a encontrar no clube e foi interessante ter um enredo gótico escrito por uma pessoa preta.


"Semente Originária (O Padronista - Livro 01)", Octavia E. Butler: Octavia conseguiu me deixar bem pensativa de novo. É um livro com personagens que nos fazem passar por todo tipo de sentimentos, além de tratar bastante sobre imortalidade, ancestralidade, tradições e a noção de cada um do que é certo e errado. Ainda remoendo a história e pensando como farei resenha dele.


"Os Cavaleiros do Zodíaco - Next Dimension - A Saga de Hades # 07", Masami Kurumada: Shiryu apareceu! E não está com vontade de se juntar aos amigos na nova empreitada. Esperava isso do Ikki, mas ver o Shiryu fazer isso foi uma surpresa. Achei uma boa forma de abordar o personagem, pena que foi tão rápido. Depois de alguns contratempos, Ele e Hyoga vão em busca de Saori e eu ri demais quando o cavaleiro de dragão encontra um determinado personagem. O embate dos dois também é muito legal de acompanhar e quero ver o que esse encontro vai render além disso. 


"Perfect World #05", Rie Aruga: Kawana tenta seguir com a vida se dividindo entre os cuidados com o pai, um curso importante e o relacionamento com o Koreda. Já o Ayukawa sente a perda do relacionamento ainda que a Nagasawa tente suprir esse papel. Ela na verdade me irrita um pouco porque passa da linha entre cuidadora e paciente e de um jeito que fica difícil sentir empatia pelos sentimentos dela. Um aspecto que gostei bastante nesse volume é como acontecimentos opostos quando se trata de relacionamento: enquanto uma conhecida PCD do Itsuki se casa, vemos um casal prestes a se separar por pensamentos diferentes sobre a condição física de um deles. 

Se interessam por algum dos lidos?

Nenhum comentário: