terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

MANGÁ - Primeiro volume: Yona - A princesa do alvorecer

 

Sinopse oficial: Yona é uma princesa que vive num mundo perfeito no reino de Kouka, está apaixonada pelo seu primo Su-won e é protegida pelo guarda-costas Son Hak, vivendo longe da angustiante realidade de fora do castelo. Mas, sua vida muda completamente ao presenciar o assassinato de seu pai, pelo seu amado Su-won. Enquanto ele assume o trono, Yona é forçada a fugir com a ajuda de Hak para sua própria sobrevivência. Mesmo com inimigos ao seu redor, ela ainda pretende voltar ao seu reino e para isso, terá que encontrar os lendários dragões guerreiros. Fonte: Site JBC

Mangaká: Mizuho Kusanagi é natural de Kumamoto e estreou como mangaká com Yoiko no Kokoroe, publicado em 2003. Mais tarde, em 2009, lançou Akatsuki no Yona, sua série mais famosa e longa. Com sua primeira publicação, a autora ganhou o 28º Hakusensha Athena New Face Award. Com Yona, foi premiada com o prêmio de E-book mais vendido na Hakusensha em 2015 e 2021.

Abertura de capítulo com ilustração colorida

Comentários: Que leitura gostosa de se fazer! Gostei de tudo nesse primeiro volume: as partes engraçadas com a implicância entre Yona e Hak. As lembranças entre eles dois e Su-won. A política sendo um ponto forte e necessário para a evolução do enredo. Personagens que parecem bons, mas que são ruins e deixa o leitor pensando se não tem algo mais profundo nesses acontecimentos. E, claro, a promessa de romance. Tudo funciona e me vi muito animada por cada acontecimento, encantada em conhecer personagens, ansiosa por ter mais deles e dos rumos da trama.

Quarta capa

Personagem que mais gostei: Gente, eu quero colocar Yona e Hak num potinho onde eles possam implicar um com o outro sempre! Brincadeiras a parte, eu gosto deles como personagens separados, mas amo a dinâmica entre os dois. Tem tanta preocupação e carinho mesmo quando estão se estranhando, fica difícil de achar algo para não curtir neles.

Hak e Yona

Personagem que menos gostei: Tem alguns personagens que estão ali somente para irritar e dar continuidade a trama, não tem grande peso nos acontecimentos, então nem posso dizer que não gostei, só que não foram relevantes.

Sun-won

Personagem que vai surpreender: Yona vai crescer muito em atitude e personalidade, tenho certeza. Agora que tudo que a protegia não existe mais, vai precisar de força e tomar algumas atitudes mais sérias e isso vai mudá-la, tenho certeza. Também acho que Sun-won, que já surpreendeu neste primeiro volume, vai ser uma caixinha de surpresas, resta saber o quão bom ou ruim serão elas. 

Yona

Arte: Sei que quase sempre chego aqui com um "amei", mas fica difícil quando o traço da mangaká é tão bonito não ser repetitiva e falar que adorei. Os desenhos me remetem à animações e mangás mais antigos, além do cuidado com as vestimentas, paisagens, acessórios... É tudo tão bem pensado e cuidado, difícil não gostar. As cenas de ação são bem representadas também e passam toda emoção dos acontecimentos.

Os detalhes na arte da Mizuho Kusanagi

Edição: Separei um tópico para a edição porque aqui temos um formato 2 volumes de mangá em 1, o que acredito ser a aposta da editora para facilitar a publicação e chegar mais próximo da edição japonesa que está com cerca de 42 volumes comuns. Não vou mentir: é um tanto desconfortável ler nesse formato, o volume não abre direito, fico o tempo todo com medo de danificar a lombada, ainda que entenda a estratégia. Dito isso, a segunda e quarta capa são com ilustrações coloridas, além de algumas aberturas de capítulo também. A capa e a quarta capa são dos volumes originais, gostei que elas foram preservadas. Não busquei informação sobre o papel, mas estou gostando do que utilizaram.

Contracapa

Expectativas: Estão bem altas. Como gostei de tudo apresentado neste primeiro volume, imagino como serão desenvolvidos os temas e problemáticas já levantadas nele e o que mais será abordado nos próximos. Como disse antes, gosto quando tem personagens que se mostram mais complexos e fogem do conceito simples de bem contra mal e na trama principal tem isso. Tem várias nuances interessantes porque não sabemos tudo de todos os personagens e creio que vários deles vão mostrar camadas que nem sempre vão corresponder ao que sabíamos até então. Estou animada!

Hak em ação


Informações sobre o mangá:

Mangá: Yona - A princesa do alvorecer
Título Original: Akatsuki no Yona
Mangaká: Mizuho Kusanagi
ISBN: 978-65-5594-455-6
Editora: JBC
Ano de lançamento no Brasil: 2023
Volumes: Em andamento no Japão com 42 volumes
Valor: R$ 54,90
Formato: 13,2 x 20 cm (BIG - 02 volumes em 01)
Páginas: 384
Classificação etária: 14 anos
Periodicidade: Indefinida
Demografia: Shoujo

Nenhum comentário: