sexta-feira, 3 de maio de 2013

RESENHA: Príncipe Mecânico (As peças infernais #2)

Monique Melo

Tessa Gray não está sonhando. Nada do que aconteceu desde que saiu de Nova York para Londres — ser sequestrada pelas Irmãs Sombrias, perseguida por um exército mecânico, ser traída pelo próprio irmão e se apaixonar pela pessoa errada — foi fruto de sua imaginação. Mas talvez Tessa Gray, como ela mesma se reconhece, nem sequer exista. O Magistrado garante que ela não passa de uma invenção. Para entender o próprio passado e ter alguma chance de projetar seu futuro, primeiro Tessa precisa entender quem criou Axel Mortmain, também conhecido como Príncipe Mecânico.

Como eu já disse em outra resenha sobre um livro da Cassandra Clare, sou muito suspeita para falar do que ela escreve e se for sobre "As peças infernais" acho que isso se acentua. Apesar de amar Os Instrumentos mortais, essa série supera e muito sua antecessora.


Senti que este livro foi mais focado na investigação sobre o paradeiro e passado do Magistrado e a influência de suas ações sobre o Instituto de Londres e seus líderes, o jogo político de poder e orgulho, do que na aventura em si. Eu gostei bastante desse aspecto, já que a autora conseguiu continuar com o ritmo alucinante do livro anterior.

Outro foco é a história pessoal de cada personagem. Quem já leu algo da Cassandra, sabe que ela não deixa nem os personagens secundários sem explicação sobre suas atitudes. Ela resgata isso neste segundo livro também e muito da personalidade de cada personagem é exposto assim como muitas explicações sobre suas atitudes são dadas. O mais explorado neste quesito foi Will Herondale e foi doloroso, fascinante e agonizante saber sobre a vida dele antes dos Caçadores de Sombra.

Tessa também está em busca de saber quem e o que ela realmente é. Como uma jovem forte, ela encara tudo com o máximo de determinação e sempre contando com a compreensão de Jem. O Jem é sempre aquela pessoa que se pode confiar, mas que também tem seus problemas para enfrentar. O que mais gostei no personagem neste livro foi a determinação dele em buscar o que seu coração queria.

O Jem e o Will também emocionam com sua relação de parabatai. É incrível como os dois tem um no outro um irmão, uma pessoa que arrisca tudo, inclusive a própria vida, para que o outro se sinta bem. A forma que cada um sofre pela agonia do outro é tão intensa que só torna ainda mais cruel o fato dos dois terem encontrado o amor na mesma mulher.

Sei que muita gente detesta triângulos amorosos, mas o apresentado em Peças Infernais é simplesmente um dos mais dinâmicos e bem feitos que já li. Passei a leitura toda mudando de opinião sobre os casais, me senti dividida o tempo todo e, no fundo, gostaria que a Tessa pudesse ficar com seus dois pretendentes porque eles merecem igualmente seu amor.

Não posso deixar de comentar também o quanto é legal ter personagens que amam ler e que vivem citando algo dos livros que gostam. Eu saí anotando alguns títulos que tinham citações interessantes para ler depois. E cada capítulo também começa com uma citação e eu adoro essas coisas.

Fico sempre espantada o quanto a Cassandra consegue surpreender. Ela sempre tem uma forma diferente de explicar e apresentar sua ideias e isso deixa seus livros cada vez melhores. E o final (nossa, o final!) me deixou com o coração doendo e ansiosa para saber como tudo vai acabar (tenho muitas ideias sobre o que vai acontecer, mas aposto que a Cassie vai mandar todas por terra). Ainda bem que a Galera Record vai lançar o terceiro e último livro ainda este ano. Leiam!

Série "As Peças Infernais":
2. Príncipe Mecânico
3. Princesa Mecânica (lançamento previsto para o segundo semestre)

Sobre o livro:
Série: As peças infernais
Volume: 02
Ano: 2013
Editora: Galera Record
Páginas: 408
Booktrailer:

10 comentários:

  1. E minha vontade de ler essa série só faz aumentar. Cada vez que tu comenta essa vontade aumenta... Não suba muito minhas expectativas ehehehehe

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkk Eu as vezes acho que você vai gostar, as vezes não. Enfim, espero que fique com vontade de ler, mas que não se empolgue muito para não estragar a leitura. =D

    ResponderExcluir
  3. Concordo com Thyeri. Você está fazendo minha vontade aumentar. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  4. Imagina se vocês lessem e por obra do destino, se viciassem? kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Ei Monique...


    Fico lendo as coisas que vc escreve e comenta e fico ainda mais entusiasmada com a serie. Estou doida pra ler, mas a malvada e sem coração da FNAC ainda não postou meu livro. Chateada. E rá, não sabia que serie apenas uma trilogia. Poxa, chateada já estou sentindo saudades da serie #mimimi. Doida pra ler, adorei a resenha viu? beijão

    ResponderExcluir
  6. Fabi, ainda bem que é trilogia! Eu não tenho coração para esperar o desfecho por mais 3 ou 4 livros! rsrsrsrs A Fnac é muito má! Necessito que você leia para surtarmos juntas!


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Monique,

    Ainda não li nada da autora, apesar de ter aqui na minha estante a Série Instrumentos Mortais, mas enfim, preciso ler!

    Bjs

    http://www.viajenaleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Seria muito legal se você lesse, mas sei que as vezes não conseguimos incluir na nossa imensa lista. Quando ler, ficarei feliz de saber da sua opinião.


    Obrigada pelo comentário, Thaís. =)

    ResponderExcluir
  9. Não acompanho essa série, mas já li vários comentários positivos.

    ResponderExcluir
  10. Gladys, a série é muito boa! Mas nem preciso dizer que sou suspeita né? A resenha me entrega! rsrsr
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir