segunda-feira, 10 de julho de 2017

MANGÁ - Primeiro volume: A voz do silêncio


Sinopse oficial: Shouya é um bully, suas brincadeiras infantis são uma verdadeira tortura para sua colega de classe, Shouko, uma nova aluna surda. Conforme a coisa piora e todos ao seu redor parecem ignorar ou estimular as brincadeiras maldosas, Shouya passa dos limites, forçando Shouko a mudar de escola. Tendo sido considerado o culpado por tudo, agora é ele quem sofre torturas e bullying, aprendendo na pele o seu erro. Agora, seis anos depois, o rapaz decide encarar de frente a menina que atormentou e tentar corrigir os erros do seu passado. Será que ele conseguirá sua redenção?
Ganhador de diversos prêmios no mundo todo, A Voz do Silêncio, no original Koe no Katachi, chegou a ser adaptado para as telonas no final de 2016, tornando-se um dos grandes sucessos do ano. FONTE: Site New Pop


A mangaká: Yoshitoki Oima 

Demografia: Shounen


Comentários: Algumas vezes não sei dizer porque começo a ler histórias sobre bullying. Fico com tanta raiva, tanta revolta. Porém se a história me desperta essas emoções, acho que ela está funcionando, não é? Bem, o que mais me chamou a atenção para iniciar essa série foi o fato da pessoa que praticava bullying virar justamente o alvo dele depois. E não vou mentir que, num primeiro momento, achei bem feito para o Shouya, mas é realmente o tipo de coisa que não desejamos a ninguém. E o que me deixa intrigada é como ele vai mudar e tentar o perdão da Shouko. 

Outro ponto que achei válido na obra foi ter uma protagonista com deficiência auditiva. Não me recordo de ter lido nada com personagens assim numa história mais real (vemos alguns sem visão, audição em mangás shounen, mas sempre de uma forma voltada para batalha e poderes), então gostei de ter o tema abordado, principalmente porque o Shouya usa isso para justificar o bullying.

E ainda tem a crítica a sociedade e ao sistema de ensino despreparado para alunos que necessitam de um pouco mais de atenção. Vemos a má vontade de ajudar em todos os níveis, dos alunos até os professores, praticamente nenhum personagem deixa de ter atitudes ruins em relação a Shouko e sua deficiência.

É um mangá que nos faz refletir as ações dos outros e nossas próprias, porque dificilmente não presenciamos algo parecido na nossa vida.

Shouko

Personagem que mais gostei: Ainda não me animei exatamente com nenhum personagem, mas a Shouko foi a única que não me fez morrer de raiva, então a escolhi. Como o foco neste primeiro volume está no bullying que ela sofre, ainda não se sabe muito sobre sua personalidade, porém sua situação me passou a impressão que ela é uma boa garota e acho que vou simpatizar mais com ela nos próximos volumes. 



Personagem que menos gostei: Um mangá que praticamente tive raiva de todos os personagens! Detesto como o professor não é incisivo o suficiente para controlar seus alunos em sala de aula, como os próprios alunos podem ser tão ruins uns com os outros, a mãe da Shouko que é agressiva com as escolhas da filha, nossa, dava para fazer uma redação com toda minha raiva, então vou parar por aqui.

Shouya

Personagem que provavelmente vai surpreender: O Shouya. Já neste primeiro volume temos uma mudança de comportamento das outras pessoas da sala em relação a ele, assim como ele também começa a agir diferente. Acho que ele, por ter vivido as duas faces do bullying, vai ser um personagem com muitas facetas e quero ver como ele vai conseguir o perdão da Shouko.


Arte: Eu adorei. A mangaká consegue por os sentimentos que quer passar de uma forma maravilhosa no traço e fica bem óbvio a mudança de idade e as expressões.


Expectativa: Quero muito ver como será desenvolvido o processo pelo qual o Shouya vai passar para se acertar com a Shouko. A história promete envolver e emocionar, e pelo que pude perceber neste primeiro volume, o enredo vai ser bem desenvolvido. 



Informações sobre o mangá: 
Mangá: A Voz do Silêncio (Koe no Katachi)
ISBN: 978-85-8362-098-3 
Mangaká: Yoshitoki Oima
Editora: New Pop
Ano de lançamento no Brasil: 2017
Volumes: 07 - Concluído no Japão
Valor: R$ 16,00
Formato: 11.5x17.2cm -
Páginas: 200 - Papel Off-set – Capa Cartonada
Periodicidade: Bimestral
Classificação etária: 12 anos

Nenhum comentário: