sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Diário de leitura - As crônicas de Nárnia: O cavalo e seu menino - Livro 03


Ao saber que não era filho de Arsheesh, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bri, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade. Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante. Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário... e livre. 

O grande diferencial é que a aventura de Shasta e Bri não começa em Nárnia e isso perdura praticamente pelo livro todo. Conseguimos mais vislumbres do dia a dia de outros países e, como consequência, qual o relacionamento deles com Nárnia e seus reis e rainhas. 

Bri, o cavalo, me fez ter pensamentos conflituosos sobre ele durante toda a história: ora ficava admirada com sua honra e sabedoria, depois achava que tudo que falava era mais para se sobressair diante de Shasta e em benefício próprio. Shasta é o personagem que mais surpreende, passando por vários percalços, e sua origem e destino são grandes destaques.

O que ficou de mais marcante dessa história foi como o autor passou a ideia de humildade e busca de sabedoria, assim como mostrou que podemos esperar grandes feitos das pessoas menos indicadas. Além de inserir temas fortes como escravidão, venda de crianças e diferenças entre classes sociais.

Temos Edmundo, Suzana e Lucia já adultos, e o governo de Pedro como Grande Rei, mesmo que a participação seja pouca. Infelizmente não estou curtindo como o autor está caracterizando a Suzana, dando um aspecto mais fútil, o que particularmente não vejo na personagem, a qual que me parecia até então prática e preocupada.

Em termos de ritmo, foi meio cansativo, demorou demais pra acontecer algo que animasse realmente. Não consegui fazer paralelos com a Bíblia desta vez, mas continuo achando que alguém com mais conhecimento sobre o assunto provavelmente teria algo pra indicar. O próximo livro é o mais aguardado por mim: Príncipe Caspian. 

Sobre o livro:
O cavalo e seu menino
ISBN: 9788533616158
Série: As crônicas de Nárnia
Volume: Único
Livro: 03
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes

A série:
03. O cavalo e seu menino

Nenhum comentário: