quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Diário de leitura: Príncipe Caspian (As crônicas de Nárnia - Livro 04)


Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Caspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua trompa mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa. 

Posso ser chatinha e dizer que esperava mais deste livro? 

Bem, entendo e concordo que muitas lições foram passadas. O fato de ter fé, de acreditar e perseverar é abordado todo o momento, em especial durante a travessia dos irmãos Penvensie até o encontro com Caspian. Lúcia sempre é a porta voz dessas mensagens, por ser a mais nova e a que mais tem a mente mais aberta e é a menos relutante em acreditar. É uma personagem difícil de não gostar.

Minha maior crítica é que eu esperava mais interações entre os irmãos Penvensie e Caspian, porém eles se encontram somente nos últimos capítulos. Como até então eu só tinha como referência o filme, imaginei que pelo menos os questionamentos sobre liderança de Pedro e Caspian teriam a mesma força, coisa que não aconteceu. 

Definitivamente não gosto como a Suzana é retratada. Creio que quando se trata de um grupo, é normal que se tenha um elo mais fraco, porém realmente não me agrada a insistência com que a incredulidade de Suzana é tratada. Raros são os momentos que o autor a coloca em boa luz.

O que mais gostei foi que tivemos uma explicação bem mais coerente sobre como Caspian descobre os narnianos, e as primeiras interações entre eles.

Enfim, esperava mais profundidade e sei que é aqui onde minha idade pesa e o fato de não ser para a minha faixa etária me faz aproveitar menos o livro do que eu deveria. É uma leitura muito válida, sem sombra de dúvidas, mas talvez alguém mais novo consiga se divertir mais do que eu.


Sobre o livro:
Príncipe Caspian
ISBN: 9788533616158
Série: As crônicas de Nárnia
Volume: Único
Livro: 04
Autor: C. S. Lewis
Editora: Martins Fontes

A série:
03. O cavalo e seu menino
04. Príncipe Caspian

Nenhum comentário: