sábado, 28 de maio de 2011

RESENHA: Bilionários por Acaso - A criação do Facebook

Nina Duoli

Esses dias, postei isso na minha wall do Facebook:
"Eu já passo meu dia todo no facebook, sou viciada nesse treco... aí leio "Bilionários por acaso" e percebo que tudo pode ficar pior...hauhaua. Na falta da possibilidade de trocar meu cerebro por um mais lógico e trabalhar diretamente no site ou afins, será que eles me contratam pra Office Girl?"

Pois é, para quem gosta e redes sociais e afins "Bilionários por acaso" te coloca dentro da maior delas e nem se preocupa em esconder o que estava por trás do processo da criação do thefacebook, agora Facebook. Eu sou viciada em Facebook, adoro e passo o dia nele. Achei um pouco difícil resenhar o livro, tanto por ser uma história real, como por ser muito cheia de detalhes. Acho que só lendo é possível sentir tudo que está por trás de toda a história.

Depois de hackear os servidores de Harvard e copiar todas as fotos dos alojamentos para criar um site em que você podia votar em quem era a garota mais gata da universidade e fazer comparações Mark Zuckeberg começa a ficar conhecido em todo campus. É quando os irmãos Winklevoss, contratando Mark para um trabalho no site deles e dão a Mark a maior idéia de todos os tempos, que vai mudar a vida dele e de milhares de pessoas.

Daí, surge a grande polêmica da criação do Facebook. Mark copiou o site dos Winklevos, ou simplesmente pegou a idéia de rede social (que já existiam várias na época) e criou algo muito maior e melhor? O Facebook começou no alojamento de Mark, com a ajuda financeira de Eduardo Saverim e um pé na bunda dos Winklevoss (que hoje tem várias páginas em homenagem a eles no Facebook). Em pouco tempo o site já era febre em Harvard e foi cada se expandindo entre as universidades da Ivy League, stanford e muitas outras.

Quando Mark resolve se mudar para Palo Alto, no Vale do Silício, onde estão as maiores empresas de Internet, é que o Facebook tem seu boom. Com a ajuda de Sean Parker, criador do Napster, Mark tem acesso a vários empresários importantes e consegue um super investimento do dono do PayPal.

A outra história por trás disso, a de Eduardo, é um pouco diferente. Eu o briguei muito com ele durante o livro, mas senti um conflito. Ele era o cara que acreditava, mas estava com o pé atrás, pensando ainda se valeria largar tudo mesmo para se dedicar. No final das contas ele acabou se afastando do Facebook e até criou outros sites, mas continua como co-fundador e tem uma parcela do site.

Bilionários por acaso tem uma história impressionante. Muitas vezes ficamos nos perguntando como as pessoas tem certas idéias e nem podemos imaginar como muitas vezes as idéias começam de uma forma muito simples e até despretenciosa. Mark era um super nerd anti social de 19 anos quando criou o Facebook. O que fez a coisa alavancar é que ele acreditou no projeto que tinha em mãos e se dedicou full time a ele, largando até mesmo a universidade para estar mais perto de onde tudo acontecia.

Eu não concordo muito com o nome. Uma história de sexo, sim, porque quando o facebook foi criado, os jovens acessavam as redes sociais que já existian, como o Friendster para conseguir garotas. Dinheiro, sim, ganharam muito, mas Mark não criou o Facebook pensando em dinheiro. Genilalidade, concordo totalmente. Uma idéia genial, tida por caras geniais, o facebook é isso. Traição, depende do ponto de vista, não vejo muito como traição, uma coisa de caso pensado.

Mas o Facebook, está aí espalhado pelo mundo todo, com milhares de aplicativos que podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa e apresentado à empresa e com o crescimento ainda muito significativo. Como todo mundo deve saber, o filme foi lançado esse ano. Eu ainda naõ vi, mas ouvi falar muito bem e acho que deve ser mesmo, então também já fica recomendado.

O mais legal, é que sendo uma história real, você pode googlar (tb sou viciada no google...hauahu) e saber mais sobre todas as pessoas que estiveram/estão envolvidas no Facebook e na história, assim como visitar suas páginas no Facebook e saber mais sobre eles.

Claro...você sempre pode visitar o Facebook da Fábrica também clicando AQUI e ficar por dentro das nossas promoções e resenhas.


Sobre o Livro

Bilionários por acaso. A criação do Facebook, uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição.
Autor: Ben Mezrich
Páginas: 232
Lançamento: 2010
Genero: Não ficção.

Um comentário:

  1. Não sou muito ligada em livros desse tipo, mas esse me deixou bastante interessada. Vou procurar lê-lo. beijos!!

    ResponderExcluir