quarta-feira, 4 de maio de 2011

RESENHA: Água para Elefantes Livro x Filme

Nina Duoli

Segunda feira fui assistir Água pra Elefantes com a Selhe e o Fabricio Carlos (do Cinema de Boteco) e como em todo filme baseado em livro já entro no cinema tensa, ainda mais porque é esse é um livro que sou apaixonada.

Já tinha visto traillers, imagens, spots e já estava esperando por um filme bem bom, mas ainda assim me surpreendi. O filme ficou maravilhoso e muito bem adaptado.

Antes de começar, se você naõ sabe ainda do que se trata, pode ler a resenha do livro clicando AQUI.

Claro que como todas as adaptações eles mudaram alguma coisinha, mas no meu ponto de vista as adpataçõe sajudaram o filme a ficar mais claro para quem não leu.

Por exemplo, o dono do circo no livro é o Tio Al. No filme esse personagem não aparece e é substituído por August, que é o apresentador e marido de Marlena (Reese Witherspoon). No final, um acontecimento muito importante também foi mudado (não vou contar para não dar spoiler), mas ficou bem mais justo e é o final que acho que a maioria das pessoas que leem querem ver. A história da vida de Marlena também foi um pouco desnecessária porque a história do filme naõ é a verdadeira e ficou como se fosse. A cena da fuga de Jacob e Marlena também é diferente no livro, que na verdade não é uma fuga, mas para o filme ficou legal do jeito que fizeram e não atrapalhou o contexto, mostrou mais a intensidade do relacionamento dos dois.

Os atores foram muito bem escolhidos, principalmente o Christoph Waltz que faz o August. Ele fez um trabalho excelente e é possível até confundir ator com personagem (do filme e do livro). Robert Pattinson também fez um excelente trabalho como Jacob. As caras e bocas, a intensidade das ações dele foram bem parecidos com o Jacob do livro, vê-lo na tela é o que eu esperava quando lia (mesmo não imaginando ele no personagem). Rosie parece que deram um jeito de arrancá-la do livro e colocar nas telas. Foi impressionante o trabalho que fizeram. Na cena em que August bate nela, dá dó e votade de mata-lo quando mostram tamanha tristeza no olhar dela. Reese é sem comentários e ver a Marlena, a moça doce, mas ao mesmo tempo um pouco nariz em pé, ganhando vida na pele dela foi um presente.

O clima do filme, pra mim, foi exatamente o mesmo de quando li. As cores muito fortes em primeiro plano, misturados com tons pasteis do cenário deram aquela cara de cartaz antigo de circo e lembrou muito a capa original do livro. Toda a magia dos circos antigos conseguiu aparecer tanto pelas imagens e cores, quanto pela trilha sonora acompanhando os acontecimentos e os sons do filme, os animais mau cuidados e vangloriados ao mesmo tempo, pessoas (trabalhadores) sujas e famintas que dão o sangue para que o espetáculo seja perfeito e pela atuação dos atores que compunham fazendo acrobacias lindas e fazendo tudo aquilo parecer um sonho.

Tentei não especificar muito, para não contar o filme todo. Não que fosse perder a graça, porque é impossível, mas porque vale muito a pena tanto ler a linda história de Jacob Jankowski como ver o filme.

Mais...

Site oficial do filme AQUI

Site da Ed. Sextante AQUI

Materia que o Fantástico fez com a Rosie



Um comentário:

  1. Nina, nem li o livro e nem fui ao cine ver o filme, mas tá super elogiado né? Vou ver se arrumo um tempinho e pelo menos, assisto o filme. Adorei a resenha. Beijos.

    ResponderExcluir