terça-feira, 15 de junho de 2010

Resenha - Água para Elefantes


Nina Duoli

A umas duas semanas atrás eu terminei de ler Água para Elefantes. Vou contar a verdade...comprei o livro porque a história dele é o filme que o Robert Pattinson está gravando. Não tinha ouvido muito falar na história, mas se está virando filme, imaginei que fosse boa!

Me ENCANTEI. O livro é muito interessante, o personagem principal, Jacob Jankowisk, tem uma história muito intensa tanto quando novo, como quando idoso, que é quando ele "conta" a história.

Jacob é um rapaz que estuda veterinária em uma ótima universidade e quando está prestes a fazer a prova final para conseguir o diploma, acontece uma tragédia e seus pais morrem. Ele fica meio perdido sem saber o que fazer, já que todos os bens da família tinham sido penhorados para pagar a universidade.

Do nada ele surta, no meio da prova e vai embora e larga tudo pra trás. Pula em um trem sem saber para onde vai e só depois descobre ser o trem de um circo. A partir daí, Jacob fica no trem, começa a trabalhar como veterinário e conviver com diversos personagens cheios de história e peculiaridades, desde artistas até trabalhadores do circo.

E é no circo que ele descobre os 2 amores da sua vida, Rosie e Marlena. Um amor proibido e o outro um pouco estranho...

O livro se revesa nas duas fases da vida de Jacob, e a segunda, que é quando ele está idoso, mostra principalmente como é a vida dos idosos na casa de repouso, como são tratados, a relação entre os idosos, funcionários e principalmente a família.

Além de Jacob, que é um personagem fantástico, o mais legal no livro é que conta a história verdadeira de como eram os circos na época em que eles ainda chegavam de trem nas cidades. O encantamento do público, como eram tratados os artistas, trabalhadores e animais, a relação do circo com a polícia e os prefeitos das cidades, como eram as atrações, como eram divididos os vagões e as categorias de trabalhadores dentro do trem, tudo. A autora fez uma pesquisa incrível sobre o tema e até utilizou várias histórias e personagens reais para enriquecer o livro e por isso você consegue viver cada momento da história.

Ah! E mesmo tendo comprado por causa do Rob, não consegui ler imaginando ele no personagem principal (apesar de que acho que ele o fará muito bem).

Pra quem quiser saber mais sobre o filme, o site oficial é: http://waterforelephantsfilm.com/

Um comentário:

  1. É isso mesmo...o livro é cativante...também comprei só por causa do filme mas vale é pena, já li duas vezes.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir