domingo, 8 de maio de 2011

RESENHA: Tormenta (Lauren Kate)

Monique Melo
"Ela não estava com frio nem com medo. Sentia-se livre de tudo o que a atormentava na Terra. Livre do perigo, livre de qualquer dor que já sentira. Livre da gravidade. E tão apaixonada. Os lábios de Daniel traçaram uma linha
de beijos até o lado do seu pescoço. Ele apertou os braços em volta da cintura dela e virou-se para que o encarasse. Seus pés estavam em cima dos dele, como quando dançaram sobre o oceano na festa da fogueira. Não ventava mais, o ar em torno deles era silencioso e calmo. Os únicos sons eram as asas de Daniel batendo enquanto eles pairavam no céu, e o das batidas de seu coração."

Luce só quer um pouco de paz e ficar com Daniel depois de tudo que aconteceu na Sword & Cross, mas nada vai ser tão fácil assim. Ela muda de escola e passa a mentir para os pais e para a melhor amiga, a Callie. Nesse novo lugar vai conviver com Nefilins, descendente s de anjos com humanos, mas tem que se afastar de Daniel, para sua tristeza. 

Mesmo triste por essa distancia e sem entender por qual motivo tem que freqüentar Shoreline, ela faz alguns bons amigos. Entre eles, sua colega de quarto S helby e o simpático Miles, que a ajudam a descobrir um pouco mais sobre suas vidas passadas e sobre os perigos que a cercam por ser a amada de Daniel.

Ao passo que conhece mais suas outras vidas e desconfia das explicações de Daniel, Luce questiona-se sobre seu amor, suas escolhas e se o destino deles seria mais fácil se não ficassem juntos. Seria possível para ela apaixonar-se por alguém enquanto Daniel jura amor eterno a ela?

Não vou mentir: eu não achei Fallen muito bom, mas fiquei agradavelmente surpresa com Tormenta. Acho difícil definir se minha falta de expectativas ajudou, mas achei que o enredo de Tormenta melhorou significantemente em relação ao primeiro da série.

A Luce tornou-se uma protagonista melhor, agindo por conta própria e não obedecendo só o Daniel (se liguem na palavra “obedecer”), sem questionar. Segue em busca de respostas e aprende a lidar com as sombras que a atormentavam, mesmo em um ambiente onde sente-se deslocada.

Daniel continua gentil, mas ele tem atitudes estranhas e controladoras em relação a Luce e minha já pouca simpatia por ele quase chegou a zero. Em Fallen, adorava o Cam e nesse arrumei outra pessoa por quem torcer, pois o bad boy não é realmente uma ameaça ao relacionamento de Daniel e Luce neste livro.

Gostei bastante dos personagens secundários: as animadas e sonhadoras Jasmine e Dawn, a sarcástica Shelby e o simpático, amável e tudo de bom, Miles (me apaixonei, tá? Confesso!). Não foram nada chatos e acrescentaram bastante ao enredo (em especial a Shel e o Miles).

O clímax do livro é ótimo e também me surpreendeu. Cheio de ação, revelações e mais dúvidas, lógico, me deixou de boca aberta com as atitudes de alguns personagens e principalmente da Luce. Nunca imaginaria que ela podia agir daquela forma!

Acho que um grande trunfo do livro é mostrar que não existe simplesmente o bem e o mal, que nada é tão preto no branco (e a Lauren Kate mostra isso através dos professores e de algumas outras situações que confundem a Luce). Afinal, alianças são possíveis e ocorrem quando são necessárias e ninguém detém a razão completa dos acontecimentos. Mas a pergunta é: por que desta vez essa aliança é necessária?

Aconselho para quem amou Fallen, correr para ler Tormenta. E para quem não virou fã da série no primeiro livro, arrisque mais um pouco. Quem sabe você também não se surpreende e, como eu, não fica ansioso por Passion?

Mais...
Resenha de Fallen: AQUI
Site Lauren Kate: AQUI
Facebook: AQUI
Twitter da autora:
AQUI

NÃO PERCA!!!




Leia mais sobre esse livro e outros lançamentos no site da Ed. Record!

3 comentários:

  1. Ola!!
    Monique igual à você eu não gostei de Fallen, mas tenho esperança que Tormenta salve a história, e pelo jeito foi o que aconteceu, pelo menos com vc.Gostei dessa amadurecida de Luce(adoro quando os personagens amadureçem, crescem), acredito que isso já deu uma melhorada na história. Agora pq todo segundo livro separa o casal queridinho??!!!é quase em todos: Crescendo, lua nova e agora tormenta. Mas enfim isso é para dar o gostinho de quero mais p/o próximo!!!!rsrsrs
    Ótima resenha Monique, que pena que este evento não tem aqui em Recife.Por falar em Evento o manual do Novato foi ótimo!!!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oh god ainda não li Fallen :-(
    Megavontade agora.

    ResponderExcluir
  3. Olha só.. eu curti muito Fallen.. e fiquei super decepcionada com Tormenta.. ñ virei fã da série.. mas quero continuar a ler.. pq é claro deixa aquele gostinho para saber o que a Lauren desenvolveu para essa trama toda...

    eu até gostava do Daniel. mas ahhhhhhhhhhhhh odeio caras assim... msm os q ñ possuem o fim dos tempos nas mãos.. mas q ficam nesse chove e ñ molha.. pooo ele fala e ñ fala direito as coisas e acha q a garota no século 21 vai msm ficar lá sentadinha esperando? Rs rs rs.. Os secundários meio que salvaram tudo... também curti.. e aiaiaiaia estou suspirando pelo Miles até agora......

    ResponderExcluir