Monique Melo
“Afaste-se, humano. Você não sabe com o que está lidando.”
Artemis Fowl, um menino de doze anos, é um brilhante gênio do crime. Mas nem ele tem idéia do que pode acontecer ao seqüestrar uma fada, a capitã Holly Short, da Unidade LEPrecon. Estes seres encantados não são aqueles dos contos de fada. Estão armadas e são perigosos. Artemis está confiante que pode vencê-los quando bem entender, mas eles pararam de jogar conforme as regras...
Fadas como Sininho de Peter Pan, anão como os da Branca de Neve, protagonistas sofridos que conseguem dar a volta por cima... Não tem nada disso aqui! Nenhuma criatura encantada está retratada nesta série como estamos acostumados em ver! Esqueça tudo que você sabe sobre fadas, anões e criaturas mágicas, afinal eles vão passar longe da sua concepção! Eoin Colfer tem sua própria visão e ela não é nada adorável!
Artemis Fowl é um garoto irlandês (sim, o enredo desse livro se passa na Irlanda) de 12 anos que seria muito comum se não fosse um pequeno detalhe: ele é um gênio e prefere usar sua espantosa inteligência em planos nem um pouco bem intencionados e com um objetivo em específico: dinheiro.
Para por em prática seus planos, ele sempre conta com a ajuda de Butler, seu guarda costas e único amigo. Sempre preocupado com o protegido e com um senso de humor um tanto ácido, é um companheiro leal e sempre presente.
Quando Artemis descobre, através de pesquisas e diversas viagens, o Povo das fadas, traça um plano arriscado e envolve uma elfo, seqüestrando-a. O que ele não sabia é que estava seqüestrando um membro da LEPcron, a sofisticada polícia da fadas, deixando todos em alerta quanto a seus objetivos e esforçando-se em manter o povo das fadas longe do conhecimento humano.
Habilidosa e obstinada, Holly Short se orgulha por ser a única fêmea na LEP. Quando é capturada no momento em que estava fazendo o ritual para ter sua magia de volta, achava que estava lidando com um “garoto da lama” comum e ela não poderia estar mais equivocada.
Tudo fica ainda mais complicado quando o povo das fadas resolve por em prática seu próprio plano com ajuda de tecnologia super avançada e Artemis terá que tomar decisões bem arriscadas na tentativa de cumprir seu objetivo.
O Eoin Colfer me deixou viciada em Artemis. A narração dele é detalhada e clara, mas não tem nenhum momento de tédio porque o bom humor impera até nas cenas de ação. A inabilidade social do Artemis é um grande foco de momentos engraçados, já que o próprio Butler critica este lado dele.
O que me chama a atenção no Artemis, é o quanto ele camufla seus sentimentos, diria até os evita, mas no fundo ele tem muito amor por sua família e aos seus amigos (Butler e Juliet). Esconde também o quanto a ausência do pai e o estado de saúde de sua mãe atingem seu cotidiano.
A Holly é esquentadinha e muito perspicaz. Apesar de esperta, age mais por impulso e se mete em várias situações de risco por conta disso. O garoto da lama é um grande desafio para ela, mas quem pensa que isso a assusta está enganado. Adoro o jeito que ela encara seus problemas e quando demonstra sua coragem.
Personagens secundários são bem explorados e cativam bastante o leitor fã de um pouco de sarcasmo e de piadas rápidas, coisas que não faltam no inteligente e convencido centauro Potrus e no esquentado e exigente comandante Julius Raiz.
O final é bem surpreendente e mostra bem o quanto o jovem Artemis é calculista. Quando eu pensei que nada mais poderia sair da cabeça brilhante dele, é que tudo acontece.
A série conta com 6 livros publicados pela Galera Record no Brasil até o momento e todos serão resenhados aqui no blog, inclusive os livros pertencentes ao universo Artemis Fowl, mas que não interferem na cronologia. Então juntem-se a nós e embarquem nas aventuras de Artemis Fowl. Garanto que não vão se arrepender.
Sobre o livro:
Artemis Fowl - O menino prodígio do crime
Série: Artemis Fowl
Volume: 01
Autor: Eoin Colfer
Ano: 2001
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Hotsite: AQUI
Capas:
Capa EUA |
Capa Irlanda 1ª versão |
Capa Irlanda 2ª versão |
Capa especial 10 anos |
Sempre que vejo as capas aqui do Brasil, lembro das capas de "Diário da Princesa" dos EUA e penso que é uma espécie de Diário da Princesa para meninos. HASAHSHSUHUASU
ResponderExcluirA história parece ser SUPER legal, e ainda tem Irlanda, gente! Amor! hahahaha
Seguidora: Amanda Almeida
amanda3bh@yahoo.com.br
@mandyalmeida
http://twitter.com/mandyalmeida/status/92966043911323648
Tenho o primeiro livro da série e sou louca para terminar de ler os outros. Tudo que tem haver com o mundo das fadas, anões e outros personagens do tipo me agradam!! E claro por se passar na Irlanda faz com que fique muito mais interessante!
ResponderExcluirSeguidora: Raquel Carvalho
cerqueiraraquel@gmail.com
@RaquelCarvalho
http://twitter.com/#!/RaquelCarvalho/status/93010663865188353
G-zuis que resenha é essa? Ok, já esta na minha listinha. Quero ler essa serie!
ResponderExcluirAdoro livros de fantasia, ainda mais autores que não adotam o convencional \o/. Achei interessante e quem sabe essa serie consegui se encaixar no buraco que o meu coração ganhou com o 'fim' de HP #mimimi
Parabens pela resenha, beijos
Seguidora: Fabiana Araújo
@fabinaa
fabianaa.araujo@ig.com.br
http://twitter.com/#!/Fabinaa/status/93032806158045184
Ola!!!
ResponderExcluirMonique eu achei ótima a história, e não sei porque mas me lembra muito o enredo de percy jackson, mas claro com outra história. Fiquei curiosa para saber mais das aventuras deste garto gênio travesso!!!rsrsrsrs O personagem dele é muito show sempre te surpreende num livro!!!!
ótima resenha
Seguidora: Dany Palavras
@danywsbela
daniellyws@yahoo.com.br
http://twitter.com/#!/danywsbela/status/93451689469812736
esse foi o único de AF que eu li, gostei muito!
ResponderExcluirSeguidora: Raah or Raissa Lopes
@JeSuisRaissa
raissa.1711@gmail.com
http://twitter.com/JeSuisRaissa/status/93463536151429120
Adorei a resenha, gostei muito desse livro, se eu não ganhar com certeza vou querer comprar!
ResponderExcluirSeguidora: Letícia Devonne
@itsmetitaa
leticiacfs94@hotmail.com