domingo, 1 de maio de 2016

RESENHA: Dama da Meia-noite (Os artifícios das trevas - livro 01)

Em um mundo secreto onde guerreiros meio-anjo juraram lutar contra demônios, parabatai é uma palavra sagrada. O parabatai é o seu parceiro na batalha. O parabatai é seu melhor amigo. Parabatai pode ser tudo para o outro mas eles nunca podem se apaixonar. Emma Carstairs é uma Caçadora de Sombras, uma em uma longa linhagem de Caçadores de Sombras encarregados de protegerem o mundo de demônios. Com seu parabatai Julian Blackthorn, ela patrulha as ruas de uma Los Angeles escondida onde os vampiros fazem festa na Sunset Strip, e fadas estão à beira de uma guerra aberta com os Caçadores de Sombras. Quando corpos de seres humanos e fadas começam a aparecer mortos da mesma forma que os pais de Emma foram assassinados anos atrás, uma aliança é formada. Esta é a chance de Emma de vingança e a possibilidade de Julian ter de volta seu meio-irmão fada, Mark, que foi sequestrado há cinco anos. Tudo que Emma, Mark e Julian tem a fazer é resolver os assassinatos dentro de três semanas antes que o assassino coloque eles na mira. Suas buscas levam Emma de cavernas no mar cheias de magia para uma loteria sombria onde a morte é dispensada. Enquanto ela vai descobrindo seu passado, ela começa a confrontar os segredos do presente: o que Julian vem escondendo dela todos esses anos? Por que a Lei Shadowhunter proíbe parabatais de se apaixonarem? Quem realmente matou seus pais e ela pode suportar saber a verdade? A magia e aventura das Crônicas dos Caçadores de Sombras tem capturado a imaginação de milhões de leitores em todo o mundo. Apaixone-se com Emma e seus amigos neste emocionante e de cortar o coração no volume que pretende deliciar tantos novos leitores como os fãs de longa data.

Cassandra Clare e seu jeito todo especial de nos fazer sentir amor, angústia, pena, raiva, revolta e não conseguir largar o livro. Eu, a fã super suspeita, embarquei em mais uma série das Crônicas dos caçadores de sombras e, como sempre soube que seria, adorei cada momento.

"Dama da Meia-noite" passa alguns anos após o último livro da séries "Os instrumentos mortais" onde Julian e Emma tem seus destinos mudados completamente. Muito do que aconteceu ali vai influenciar na vida dos dois e vamos seguindo na leitura tendo em foco inicial a morte dos pais de Emma, mas ao longo da narrativa e se modifica, ou melhor, tem a adição de uma das maiores tradições nephilin: a ligação parabatai.

Se na primeira série da Cassie vemos o assunto tratado de forma menos aprofundada com Alec e Jace e em "As peças infernais" mais decisiva e forte com Jem e Will (perfeitos), temos em Emma e Julian o lado proibitivo dessa tradição e suas consequências. Como a ligação parabatai sempre foi um assunto que me despertava interesse dentro da série, eu adorei a escolha da autora em explorar ainda mais todo o mistério que a cerca e como os dois vão ter de lidar com seus sentimentos.

As séries da Cassandra Clare tem obviamente seu aspecto de aventura e romance, mas o que sempre me anima é o desenvolvimento dos personagens e os relacionamentos entre eles, não exclusivamente os românticos, mas também os de amizade, familiar e companheirismo. Difícil não gostar da Cristina e sua fé e racionalidade, ou ficar curiosa com as atitudes de Diana, por exemplo.

Falando em personagens, o que eu posso comentar sobre o Julian? Sim, foi meu preferido, o que me trouxe uma variedade de sentimentos tão grande. Eu sentia muita pena dele por conta de todo o fardo que carrega. Imagina virar pai de quatro crianças quando se ainda é uma? Nada é fácil para ele e, por mais que outros personagens também tivessem suas questões a ser resolvidas, é inegável que ele sempre tem muito mais a perder e a ser responsável. Ele nem sempre faz o correto, mas a determinação em proteger a família e a Emma é admirável. Fiquei especialmente comovida com a relação dele com o Ty e o Tavvy. O primeiro traz uma questão até então não abordada nas séries e como é o posicionamento da Clave em relação a forma diferente de comportamento dele e o segundo pela relação pai e filho, a confiança, a dependência. 

Emma foi uma versão menos sarcástica do Jace e do Will. Muito corajosa e leal, eu gostei muito dela principalmente a ligação com um certo personagem das outras séries da Cassie. O que mais me chamou a atenção é que a autora optou por transformar a Emma numa jovem que é muito bem resolvida em diversos aspectos, sem grandes inseguranças, essencialmente diferente da Clary e da Tessa. Como ela é uma caçadora de sombras que foi criada assim e não entrou neste mundo nos mesmos moldes que as outras protagonistas, ela exala uma confiança e determinação diferentes.

Sempre encaro com satisfação como as séries dos caçadores de sombras espelham muito do que acontece no nosso dia a dia, e isso inclui o aspecto político. Temos na Clave um governo conservador, ligados a tradição, cheio de preconceito e intransigência, com leis ruins onde pessoas "diferentes" são consideradas inapropriadas para a convivência. A família Balckthorn sofre diretamente com a hipocrisia deste governo e a separação que ela os impõem.

Curti muito o conto extra e matei as saudades de alguns personagens. Acho fantástico como sempre está presente o elo entre as séries, sendo "Os artifícios das trevas" a única que eu acho indispensável a leitura de pelo menos "Os instrumentos mortais" para melhor entender os acontecimentos. 

A leitura foi incrível, me satisfez muito. A autora está sempre melhorando sua narrativa, aprofundando os personagens e consegue ainda nos trazer grandes surpresas após nove livros deste universo. Certamente não perdeu o jeito na hora de deixar o leitor ávido pela continuação, e lá vou eu esperar mais um ano por Lord of shadows, como vou aguentar?


Sobre o livro:
Dama da Meia-Noite (Edição de colecionador com capítulo extra) 
ISBN: 9788501401083
Série: Os artifícios das trevas
Volume: 01
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Ano: 2016
Páginas: 574

Nenhum comentário: