domingo, 15 de maio de 2016

RESENHA: Temporada de Acidentes

Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo. 
A temporada de acidentes vai começar.

Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores. 
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal? 
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.

Eu li a sinopse e logo me interessei. Gosto de livros que tem mistério e segredos, de tentar adivinhar o que vai acontecer e do porque de cada acontecimento e fui empolgada começar a leitura.

O que mais gostei é o fato de termos uma impressão bem diferente ao ler o livro. Fui esperando uma história muito sobrenatural e, claro, tem esse lado sim, mas é bem mais profundo que isso. A autora trata de problemas comuns e mais sérios, que mexem com o psicológico dos personagens e na convivência familiar.

Os protagonistas não são o espelho de virtude e boas qualidade que normalmente encontramos na literatura dessa faixa etária, muito pelo contrário. Eles erram, fazem muita besteira e passam também dos limites em alguns momentos. Me passou mais verosimilhança essa caracterização. E olha que eu tive muita raiva com algumas atitudes deles embora com a revelação no final, fizesse total coerência com suas decisões.

O mistério que moveu o livro me envolveu. Fiquei realmente ansiosa para saber o papel da Elsie na temporada de acidentes e como sua história era ligada a família da Cara. A caracterização de cada personagem me agradou muito. Gosto de Alice e Bea, mas Cara e Sam realmente me ganharam e a amizade entre os quatro, a confiança e, ainda sim, os segredos que guardam um do outro é um atrativo a mais. 

Fiquei bem satisfeita com o desenvolvimento e o tempo todo a curiosidade e a narrativa me empurravam para outro capítulo e para mais outro e quando me dei conta tinha acabado o livro. As explicações para os acontecimentos foram boas, mas eu queria um pouco mais de aprofundamento nelas, embora tenha entendido o motivo. Nada que diminua o quanto o livro me instigou e divertiu. 

Sobre o livro:
ISBN: 9788580578942
Autora: Moïra Fowley-Doyle
Editora: Intrínseca
Ano: 2016

Nenhum comentário: